-->

PUB

PUB

Publicada por / quarta-feira, 5 de julho de 2006 / 7 Comments /

[OFF-TOPIC]: MAIS CHUTOS NA BOLA...


E pronto. Acabou. Terminou o sonho Lusitano de erguer a Taça. Como se previa, ganhou quem marcou e defendeu melhor. E essa equipa não fomos nós. Foram os outros. Perdemos. Não adianta arranjar desculpas. Isso é coisa de inglês. O futebol é mesmo assim. Nem sempre ganha quem joga melhor. E nós, desta vez, até jogamos um pouco melhor. Não muito. Mas melhor. O suficiente para merecermos outro resultado. Mas, faltou-nos o golo. E no futebol, já se sabe que ao contrário de desportos como a ginástica ou a patinagem-artística, não há notas artísticas nem técnicas. O que conta são os golos. E, como disse, quem marcou foram os outros. É verdade que foi através de um "penalty" resultante de um lance que se acontecesse na área contrária dificilmente seria assinalado (como se viu...). Mas que isso não nos sirva de desculpa. Nós sabiamos que seria assim, que o futebol não se joga apenas com os 11 jogadores que entram em campo. Já vimos esse filme aqui há uns anos atrás. Somos pequenos de mais para a nossa ambição. Sabiamos também que se a França marcasse primeiro defenderia esse golo com unhas e dentes. E assim foi. Eles a defender durante mais de 50 minutos e nós a tentar atacar. Embora, há que reconhecer, de forma algo inconsequente. Faltou a sorte, é verdade, mas faltou também a magia de Deco (e que falta nos fez...) e, uma vez mais, a eficácia de Pauleta, que tem falhado quando é mais preciso. Hélder Postiga voltou a ser um equívoco. E Nuno Gomes lá ficou, sentadinho no banco, à espera de melhores dias. Sejamos honestos, e perdoem-me algum excesso de Benfiquismo que não deveria ser para aqui chamado, mas penso que seria impossível fazer pior que Pauleta ou Postiga. Mas, pronto, Scolari fez as suas opções. Ele é que sabe. É preciso dar o mérito ao homem. Scolari merece os nossos aplausos. Ele e os nossos jogadores. Foram dignos e bravos. Chegámos onde só os melhores chegam. Convém lembrar que o Brasil, Argentina e Holanda ficaram pelo caminho. Acima de tudo, mostrámos que não somos inferiores a ninguém e que temos qualidade para ganhar a qualquer equipa. Que o diga a França que no jogo de hoje mostrou muito respeitinho (e medo?) por Portugal. Com outra "sorte", não tenho dúvidas de que no domingo podiamos trazer a Taça para casa. Eu acreditei que sim. Os Portugueses acreditaram. Esteve tão perto. Mas ainda não foi desta. Alguma vez será? Quem sabe. Tudo é possível. Se mantivermos esta atitude guerreira e esta qualidade de jogo, tudo é possível. Se mantivermos a selecção blindada, imune a críticas e às pressões que quem estava habituado a fazer convocatórias, penso que o futuro da nossa equipa nacional só pode ser risonho. É preciso continuar a obra de Scolari.
Enfim, resta-nos agora lutar com todas as nossas forças por um honrado 3º lugar contra uma Alemanha que tudo fará para subir ao pódio da prova que organizou. Merecemos esse 3º lugar. Vamos a eles.
P.S. - Enganei-me na final que previa para este Mundial: Afinal não teremos uma final Nike-Adidas, mas sim uma final Puma-Adidas. A "culpa" é dos Italianos e de quem lhes pegou ao colo no último minuto daquele jogo contra a Austrália...Porca miséria!
Share This Post :
Tags :

7 comentários :

Sara disse...

Concordo inteiramente...
Mas agora que chegámos aqui, queremos mais!
Somos vice-campeões europeus e quer ganhemos à Alemanha, quer não, somos uma das quatro melhores selecções do Mundo!
A selecção teve o apoio de todo o Portugal e fez-nos acreditar... Que seja para sempre assim... Porque os momentos bonitos deste mundial foram tb de Portugal!

(e tontos foram aqueles que se deixaram em casa a chorar a derrota e não foram festejar o possível terceiro lugar! Já viram a quantidade de equipas que eram? E que NÓS e mais a França, a Itália e a Alemanha passámos essas todas?! Somos PODEROSOS, OU NÃO?)

My_Little_Bedroom disse...

Isenção a 100%! Totalmente de acordo (tentando escrever qualquer coisa também isenta...).

Cheers...e boa sessão para amanhã!

Paulo P. disse...

Portugal jogou o melhor futebol do mundial, de certeza! Apesar de não irmos à final, mostrámos que temos selecção para enfrentar qualquer outra. Faltou um pouco de sorte para contrariar a vontade do árbito! ;)
Não há problema! pertencemos ao grupo das melhores do mundo! E isto já é uma vitória magnífica! Sábado lá estaremos outra vez nem que seja para dificultar a vida à Alemanha! Que vença o melhor (ou o sortudo).

Hélder Lemos disse...

A minha análise diverge um pouco da tua. Penso que a França foi mais equipa e mostrou um futebol mais eficaz que o nosso e controlou o jogo (não confundir "controlo de jogo" com "posse de bola" ou "circulação de bola").

A nossa equipa apesar de se mostrar muito bem do ponto de vista defensivo ao longo de todo o Mundial, também mostrou sempre grandes dificuldades na construção do processo ofensivo: pouca penetração dos médios centros e extremos para a grande-área; poucas unidades na grande-área aquando dos cruzamentos; pouca mobilidade e eficácia do avançado centro; quase inexistência de desequilíbrios, quer nas alas, quer no corredor central do terreno; por vezes, má ocupação dos espaços devido à divagação dos extremos por terrenos mais interiores sem a devida compensação dos laterais ou médios centro; em muitos momentos verificou-se excesso de condução de bola individualmente falando em detrimento da circulação de bola, ou seja, da solução colectiva; pouca eficácia no jogo aéreo; esquemas tácticos (cantos) pouco elaborados.

É de relembrar que estes problemas também existiram nos outros jogos, mas neste atingimos o "limite organizacional", quer a nível táctico, psicológico e físico, contra uma equipa muito bem organizada.

Este é o nosso lugar! Sinceramente, custa menos perder quando temos consciência que o adversário é melhor (ou mais inteligente!!!) que nós! Abraço!

Extravaganza disse...

Caro amigo Paulo: deixa-me dizer-te que gosto muito destes teus off-topic que por aqui tens feito e que resumem os jogos duma forma isenta e coerente.
Sim senhor, estou agradavelmente surpreendida...

Pina disse...

Garcia boy!

Portugal vai ser ainda maior dentro dos próximos tempos, isto é apenas a ponta do iceberg, o apito do combóio que se aproxima, a primeira gota de água que anuncia as chuvas, sim, até porque eu ultimamente ando por terras nunca dantes navegadas a explorar novos caminhos para Portugal ;)

Abraços à malta!

PS: fixe fixe era uma final HEINEKEN/SAGRES :D

Paulo P. disse...

Hélder, és capaz de ter razão, depois do que vi contra a Alemanha, hoje! A nossa selecção fez muito, de facto! Mas é triste ver que por causa dum penálti o resto do percurso se tornou algo penoso. A sorte mais uma vez teimou não estar do nosso lado e exemplo disso foi quase o auto-golo da alemanha que não aconteceu, enfim! Temos selecção para muito mais mas...

Resta dizer obrigado aos jogadores, por colocarem mais uma vez o nome de Portugal na boca do mundo!

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License