-->

PUB

PUB

Publicada por / segunda-feira, 20 de agosto de 2007 / 11 Comments /

EU FUI...


...e já voltei!
Gostei de regressar a Paredes de Coura. É um festival especial, diferente de todos os outros, a vários níveis. Quem se desloca a Paredes sabe ao que vai. Em Paredes, a música é o mais importante, ao contrário do que sucede noutros festivais, onde é tratada como um acessório. Talvez, por essa razão, em Paredes não se vêm muitos "pára-quedistas". Refiro-me ao tipo de "figurinhas" que adora pavonear-se pelas zonas VIPs dos festivais e fazer poses para as objectivas dos fotógrafos da "imprensa cor-de-rosa". Paredes de Coura não é um festival "fashion" entre a geração "morangos-com-açúcar". Acreditem, todos ganhamos com isso.
Ao contrário do que à partida esperava, houve muitos e bons concertos em Paredes. Agradaram-me particularmente as prestações dos GOGOL BORDELLO (uma autêntica "festa cigana" que contagiou o público), NEW YOUNG PONY CLUB (que proporcionaram um belo final de tarde...), NEW YORK DOLLS (os "velhos" ainda mexem...), MÃO MORTA (estes não desaprendem...), THE SUNSHINE UNDERGROUND (excelente atitude), PETER BJORN AND JOHN (óptimo som, boas canções), CANSEI DE SER SEXY (paaaaaarrrrrttyy!!) e SONIC YOUTH (fazendo minhas as palavras de um amigo que viu no concerto ao meu lado: "os velhos é que sabem!". Nem mais).
Como nota de rodapé, refira-se que também achei bastante piada às actuações dos SPOON e SPARTA. Para os DINOSAUR Jr. (por que eu tenho um ódio de morte), ELECTRELANE e BABYSHAMBLES é que não houve mesmo pachorra!
Foi assim o "meu" Paredes de Coura. Para o ano há mais...
Share This Post :
Tags :

11 comentários :

Nero disse...

Fraquinho este ano. Muito previsível.

querercoisasimpossiveis disse...

Estive este tempo todo a pensar que a Sic Radical ia transmitir o concerto dos Sonic Youth. Lixei-me.

Tiago Santos disse...

Blasted Mechanism - simplesmente horrível, assim como quaisquer comentários elogiosos vindo de um radialista da Antena 3. Só faltaram mesmo os xunga Buraka para ser o barraquedo total. Irra!

Mariana disse...

Saí de lá ligeiramente desiludida...o festival teve grandes momentos - Sonic Youth, Gogol Bordello, Electrelane, M.I.A., Peter Bjorn and John, New Young Pony Club, Devotchka, mas nada como o paraíso de há dois anos. O som do palco principal não estava nas melhores condições, a organização menos competente e a actuação dos New York Dolls foi de uma monotonia completa. Ainda assim, valeu a pena :)

gonn1000 disse...

Não houve nenhum concerto que me arrebatasse, mas gostei de quase todos. Aliás quase concordo contigo, excepto que gostei das Electrelane e achei os New York Dolls chatos e totalmente anacrónicos. Sonic Youth cumpriram mas não acho que se tenham destacado muito da maioria. Incompreensíveis as escolhas de Babyshambles e Dinosaur Jr. para cabeças-de-cartaz...

Ad Astra disse...

E DeVotchKa, como foi, Astro?

Abraço!

Joao disse...

acho que dinosaur jr foram cabeças de cartaz, um pouco pela mesma razao que os sonic youth tb foram: têm lugar no trono na cena rock mundial. uma banda que passados tantos anos e problemas, continua a debitar albuns fantásticos, não é para todos. um pouco como a legenda a uma foto do sonic youth no publico: algo como "não querem ser os maiores; querem apenas existir". quando se faz as coisas com tanto gosto....
é verdade que bandas como estas, se calhar não conseguem surpreender ninguem ao vivo; mas que tudo o que fazem parece em camara lenta e bonito, lá isso parece.
quanto aos sonic youth, pelo conceito do concerto deles em barcelona, confesso que gostei mais desse mm concerto. contudo, fecha-se os olhos num concerto deles e estamos a sentir sensações quase únicas.
quanto a eletrelane, sentiu-me mta influência de sonic youth e do steve albini, que lhes produziu 2 albuns... o homem está em todas, irra!! :D

playlist disse...

Tive no dia 15 e para mim os The Sunshine Underground foram simplesmente fantásticos. Quando me lembro que lá estive, o que vem à memória com a maior da rapidez é memso o concerto deles. Gostei também bastente de todos os outros excepto o concerto das CSS. Uma desilusão..fraco som e pouco tempo de actuação. Será que beberam Vinho do Porto a mais:)??? Também gostei dos U-Clic, tiveram bem.

Abraço.

BV disse...

Caro Astronauta,

Caso fosse possível gostaria de ter a tua opinião em particular de duas bandas: CSS e Babyshambles. Conheço muito bem o álbum de CSS e penso que têm dado bons shows ao vivo. Em relação a Babyshambles apenas conheço duas músicas de que gosto bastante, mas pouco mais... pelo que dizes não houve mesmo pachorra (motivos?)

O Astronauta disse...

bv,
as CSS são "velhas" frequentadoras do Planeta, como podes constatar pelo link: http://planeta-pop.blogspot.com/2006/05/cansei-de-ser-sexy.html
Sendo um admirador e apoiante da banda desde os tempos em que esta era praticamente desconhecida do "grande público", aguardava com alguma expectativa pelo concerto das CSS em Paredes, uma vez que falhei os concertos do Lux.
Não me desiludiram. Podem não ter estado ao seu melhor nível, mas penso que mostraram que são uma banda extremamente competente em palco e exibiram uma segurannça e dinâmica pouco habitual em grupos tão "verdinhos".
Agora, é preciso deixar crescer as meninas e não exigir mundos e fundos a uma banda que tem ainda muito para aprender.

Quanto aos Babyshambles, não há nada que me cative na música deles ou na figura do Pete Doherty, pelo que seria fácil ficar enfadado a ver um concerto daquela trupe. Foi o que aconteceu.

Abraços

BV disse...

Astronauta,

Grato pelas informações prestadas. Quanto a CSS é pena que, à excepção do último álbum, mais nada delas tenha tido edição internacional. No ano passado ouvi na Radar FM o single " Superafim " (cantado em português claro!) que nunca chegou a sair cá.
Quanto a Babyshambles, não é que seja um grande conhecedor da banda, já que apenas conheço " Killamangiro " e " Fuck Forever " do álbum de estreia. Mas gosto particularmente do single " Delivery " do último álbum Shotter`s Nation. No entanto a personalidade desconcertante de Pete Doherty pode deitar tudo a perder...

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License