-->

PUB

PUB

Publicada por / sexta-feira, 11 de abril de 2008 / 9 Comments /

[OFF-TOPIC]: ESTE BENFICA ENVERGONHA-ME!


[Foto: Associated Press]
Ao longo desta época, o futebol ridículo e sofrível praticado pelo meu BENFICA por diversas vezes me deu pretextos para vir aqui carpir as minhas máguas. No entanto, lá me fui contendo. Mas hoje, depois de mais uma exibição desastrosa, não deu para aguentar. Perder por 3-0, em pleno Estádio da Luz, com uma equipa medíocre (sim, medíocre) como a Académica, epá,...dói. E dói ver este Benfica (não) jogar futebol. Dói ver a falta de classe da maioria daqueles jogadores. Dói ver aqueles tipos - todos bem pagos - jogar com tão pouca alma, tão pouca atitude, tão pouco empenho, tão pouco profissionalismo, tão pouco...talento!
Como é que uma equipa como o Benfica sofre um golo aos 4 minutos e não reage? Em vez de ir para cima da Académica (como, por exemplo, fez na semana passada no Bessa), a equipa continuou a praticar um futebol passivo, previsível e pobre. Porque fico com a sensação que os nossos adversários correm e lutam (quase) sempre mais que nós?
Como é possível uma defesa cometer erros tão infantis? Como é que jogador experiente como o Luisão faz um atraso daqueles? (Alguém vê os defesas do FC Porto fazer atrasos daqueles? Pois...) O que leva um jogador como o Léo a provocar uma falta tão desnecessária e perigosa como aquela que resultou no segundo golo da Académica? E já nem falo da azelhice no 3º golo, que é ir às lágrimas. Como é que o Nélson perde aquele lance? Aliás, como é que o Nélson perde tantos lances? E porque diabo os jogadores/defesas do Benfica não "atacam a bola"? Porque não disputam os lances com determinação? Porque vão deixando os adversários avançar no terreno e permitem centros para a área com tanta facilidade.? Porquê...porquê...porquê? Tantas perguntas sem resposta...
Enfim, lá atrás salva-se o Quim, que este ano tem sido só o melhor guarda-redes a actuar em Portugal. E merecia ser o nº1 da selecção neste Europeu...
Na frente, as coisas não estão melhores: como é possível falharem-se golos de forma tão escandalosa e displicente em alturas cruciais da partida?
O Cardozo é oito ou oitenta: tanto é capaz de marcar numa única oportunidade como de falhar os golos mais incríveis com a baliza escancarada. Hoje, em 6 ou 7 remates, não acertou uma única vez no raio da baliza. Mas que treta de avançado é este? A um avançado exige-se regularidade. Se não for regular, não presta. Quanto ao Nuno Gomes, o miúdo esforça-se, mas continua pouco eficaz. O Makukula não existe. E o Mantorras arrasta-se, apesar do seu valor.
No meio-campo, exceptuando os preciosismos técnicos do Rui Costa e as "ganas" do Cristian Rodriguez, vive-se o marasmo total. O meio-campo do Benfica não defende, não pressiona, não recupera as segundas bolas, não constrói jogadas de ataque, não serve devidamente os avançados...Caraças, este ano, nem o Petit acerta uma...
Que se passa com estes jogadores? Serão assim tão maus? Não me parece. Francamente, esta equipa já mostrou que, se jogar com garra e ambição, é capaz de fazer melhor e alcançar exibições e resultados positivos. Não o suficiente para ganhar campeonatos, eu sei, mas consegue fazer muito melhor do que fez esta noite. O jogo da semana passada no Bessa provou isso mesmo. Sinceramente, custa-me perceber como este Benfica consegue praticar um futebol tão....pobrezinho.

Costuma dizer-se que é nas adversidades que se vêm os grandes jogadores, as grandes equipas. Pois,...viu-se. Ficou bem evidente o tipo de jogadores que o meu clube tem no seu plantel. Ficou bem claro o que vale o Benfica como equipa. Pouco, muito pouco. O suficiente para disputar 3ºs e 4ºs lugares, é verdade, mas nunca para disputar títulos com o FC Porto. O suficiente para fazer umas gracinhas, aqui e ali, mas nunca para manter uma regularidade exibicional que nos permita sonhar com altos voos. Sejamos realistas, com este plantel é impossível ambicionar mais. E o que é preocupante é que não prevejo melhorias para os próximos anos. Sem Rui Costa, Cristian Rodriguez e Léo, o que sobra para a próxima temporada? Di Maria, Adú e Bynia precisam crescer. Nélson tem de ser mais regular e de aprender a resolver melhor as jogadas. Maxi Pereira tem dias. Nuno Assis tarda em se afirmar. EdCarlos precisa de aprender a jogar no futebol europeu. Makukula ainda não mostrou ser jogador para o Benfica. Quanto a Luis Filipe, é um tosco, ponto final. Perante este cenário, e partindo do principio de que não deverão vir aí nenhuns Ronaldos nem nenhuns Drogbas, que se pode esperar do Benfica para a próxima época? Pouco. A sério, muito pouco mesmo. Apenas um treinador como o Mourinho conseguiria meter aqueles tipos a jogar futebol. E mesmo assim...

Cresci a acompanhar o meu falecido pai ao velhinho Estádio da Luz para ver brilhar jogadores de grande nível, como o Chalana, Carlos Manuel, Veloso, Álvaro, Diamantino, Manuel Bento (o meu ídolo de infância), Humberto Coelho, Rui Águas e João Alves, pelo que me custa muito ver certas nulidades futebolísticas de águia ao peito. Epá, custa-me. Mas, acima de tudo, o que me custa mesmo é ter, no meu clube, jogadores que viram a cara á luta, que não disputam todos os lances como se fosse o último, que não correm mais que os adversários, que não dão o litro até ao último segundo,...que não sabem honrar aquela camisola. E isso não admito. Essa infelizmente, tem sido a tónica do Benfica, nos últimos anos. É por isso que este Benfica me envergonha! SÓ NÃO ME ENVERGONHO DE SER BENFIQUISTA. ISSO NUNCA!

P.S.: Que fique claro que depois da desgraça de hoje, nem uma vitória por 5-0 em Alvalade ou no Dragão (sim, eu sei que estou a delirar...) me fará retirar uma vírgula ao que acabei de escrever. Os problemas desta equipa e do meu Benfica não se resolvem com vitórias morais.
Share This Post :
Tags :

9 comentários :

Anónimo disse...

Vai ouvir o "RED" dos Guillemots.
Esse desespero passa logo!
Abraço

O Astronauta disse...

Uuuuuummmm...prefiro ouvir o "Velocífero", dos Ladytron, que acaba de me cair nas mãos.
Mas o "Red" também é uma sugestão.

Ou então, se calhar, vou mas é dormir, a ver se isto passa...

Cheers

Anónimo disse...

Eles não merecem o teu esforço de escrever tão preciso texto sobre aquela vergonha. Por piada, dizia a um amigo, que o Filipe Vieira já negociou os direitos do jogo para a Twilight Zone para o episódio com o nome de "Os Capas Negras". Só a rir podemos afogar as nossas tristezas.

Com um abraço,

Povd

joe ze disse...

CardoZo e Maxi "Pereira". Os rapazes nao jogaram nada mas têm direito ao nome.
Se tivessemos o maxi rodriguez no plantel a historia era outra lol.
Concordo com praticamente tudo o que dissest no post, mas acredito que o real valor destes jogadores está mais proximo do que fizeram no bessa do que ontem na luz. O que nao entendo é a falta de motivaçao em campo. A culpa nao é do presidente nem do treinador. Acho que milhares de euros por mes é motivaçao suficiente para correrem em campo. Nao é falta de talento, é falta de caracter e orgulho proprio. Eu se tivesse a perder com a academica em casa deixava a pele em campo. Para estes meninos pelos vistos é indiferente.
Eles que oiçam a Winning dos The Sound (nao confundir com os suecos theSounds)

O Astronauta disse...

joe ze,

o engano nos nomes explica o meu desnorte depois daquele jogo vergonhoso. E é o que dá escrever posts a quente.

ai...ai...ao contrário de ti eu acho que o Presidente tem muitas culpas no cartório. Muitas mesmo. É ele o responsável pela péssima escolha de treinadores, pela má compra de jogadores e pela falta de liderança. Não sejamos ingénuos. Luis Filipe Vieira destruiu uma equipa que foi campeã, muito graças ao trabalho do José Veiga junto do balneário. Convém não esquecer.

Para a próxima época, sem Rui Costa e, provavelmente, Léo e Cristian Rodriguez, vai ser mais um ano a a ver ganhar o FC Porto.

Caro POVD,
como dizes, e bem, "só a rir podemos afogar as nossas tristezas".

Abraços

#andRé disse...

"com uma equipa medíocre (sim, medíocre) como a Académica"

caro astronauta, gosto muito de vir ao teu estaminé e percebo a tua frustração, eu fui ao jogo e a euforia era muita, o estadio composto cheio de juventude que acabou por levar 3 batatadas nossas.
Acho é de mau tom vir dizer que a associação academica de coimbra-oaf é uma equipa mediocre. temos historia,com ja 120 anos e apesar de lutarmos todos os anos pela manutenção não te fica bem chamar-nos mediocres.Ate pq com 1/10 do investimento anual vos fomos ai dar uma liçao de futebol, mesmo que percamos ja na proxima partida. Mas trata-se de uma questao de respeito.

Academica,boavista,setubal,belenenses,guimaraes e mesmo o braga dos ultimos anos

!=

de paços de ferreira,naval,leixoes,nacional,gil vicente,rio ave etc

O Astronauta disse...

Meu caro #André,

não me leves a mal, mas acho que estás a baralhar as minhas palavras. Eu escrevi "equipa", não "clube". Há diferenças.
Nunca consideraria a Académica como um CLUBE medíocre. NUNCA! Até porque sempre simpatizei com a Académica.
Por favor, até fico ofendido por se fazerem esse tipo de confusões.
A Académica é GRANDE!

Por achar que é grande é que acho que merecia melhor equipa, melhores jogadores, dignos da sua história.
E a equipa eu considero-a medíocre, sim.
Vamos lá com calma. Por a Académica ter ganho por 3-0 ao Benfica, na Luz, graças a 3 brindes da nossa defesa, não vos faz assim tão bons nem nós tão maus. Ou já se esqueceram que este mesmo Benfica ganhou 3-1 em Coimbra, na 1ª volta?
Vamos ser realistas: se a Académica tivesse uma equipa decente não estava em 12º lugar. E não me venham com a conversa do investimento e do orçamento, uma vez que o Setúbal deve ter um orçamento menor que o da Académica e está onde está.

Portanto, para que fique claro:

Académica EQUIPA = medíocre, sim.
Académica CLUBE = UM GRANDE CLUBE, repleto de história e de glória que merece o respeito de todos os portugueses.

Qualquer confusão, encaro-a como má fé!
Não há confusões.

André, um grande abraço e Parabéns.
O futebol português precisa da Académica.

TATO disse...

OFF - TOPIC = Estive a Ler o teu Post, e os comentários. Achei o Post muito bem escrito e realmente deves gostar muito do nosso benfica, para teres esse trabalho todo. É por estas e por outras que gosto muito de ser do Benfica, só um Benfiquista responderia assim, como o fizeste ao(#André).
A mim o que me custou é ter ido com a minha filha(2ªvisita) e uma amiga dela ao estádio da Luz.....azia.... toda aquela juventude com os olhinhos a brilhar.
Porra correu mesmo muito mal.
Por mim já chega da falar sobre o Nosso Benfica.
Cheers

O Astronauta disse...

olá tato,
eh..eh...como eu te compreendo. Também ando a ver se levo o meu pequenote pela primeira vez à Luz, mas tenho receiro em apanhar um balde água fria como o de 6ªf eira. Esta eqipa não dá confiança a ninguém.
Cresci a ver jogadores de categoria que deixavam a pele no campo pelo Benfica. Este plantel, tirando 3 ou 4 jogadores, nem sabe o significa ser-se do Benfica e jogar naquele clube. Para a maioria não passa de um trabalhinho bem pago. Ainda por cima daqueles que dá um estatuto do caraças...

Abraços

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License