-->

PUB

PUB

Publicada por / quarta-feira, 16 de abril de 2008 / 4 Comments /

[OFF-TOPIC]: OOPS...NÃO DAVA PARA TER TERMINADO O JOGO AO INTERVALO?


E pronto, é isto: o BENFICA no seu melhor e...pior. Infelizmente, prevaleceu o pior!
Como é que uma equipa marca dois golos na primeira parte, domina claramente o jogo, reduz o adversário a quase nada e, na segunda parte, sofre cinco golos? Cinco golos?!?! Esta equipa é surreal. Não fosse o futebol e o querer mostrado na primeira parte e diria que esta equipa é...uma anedota. Num só jogo ficou demonstrado o porquê de mais uma época miserável. O FC Porto jamais perderia um jogo a ganhar por 2-0! Jamais! Mas, não, os jogadores do Benfica pensaram que o jogo terminava ao Intervalo. Esqueceram-se que havia mais 45 minutos para disputar E então, para não fugir à regra, decidiram começar a oferecer uns "brindes" ao adversário.
Aquele passe ridículo para os pés do Yannick que acabou por resultar no 4-3 é uma jogada clássica deste Benfica 2007-2008. É mais uma daquelas perdas de bolas incríveis que este ano tanto têm penalizado a equipa. Custa ver tanta burrice! E é melhor nem falar das falhas de marcação clamorosas que deram o 1º e 2º golos do Sporting. Onde estava a nossa defesa? Alguém a viu? Com o Luisão, o Benfica sofre 8 golos em 2 jogos! Estranho... Os muitos adeptos do Benfica que se deslocaram a Alvalade não mereciam tanta incompetência!
Uma última palavra para o Chalana que, infelizmente, está muito longe de ser tão bom treinador como foi jogador. O Benfica também perdeu o jogo no banco. Mas porque diabo o "pequeno génio" tirou o Di Maria? Estava a ser um dos nossos melhores jogadores, irrequieto e veloz. Para que raio entrou o Sepsi? Para fazer que lugar? Alguém percebeu? Porque não meteu, por exemplo, o Bynia quando sentiu que estava a perder o meio-campo? Porra, se é para fazer borradas destas, deixem-me a mim treinar o Benfica. Moro praticamente ao lado do Centro de Estágio, não me custava nada...
Enfim..uma vez mais, o Benfica teve um jogo na mão e deixou-o fugir da forma mais inglória. Podíamos ter construído uma vitória histórica e acabamos por sofrer uma derrota..histórica. Ainda assim, e apesar do meu clube ter perdido, há que reconhecer que foi um grande jogo de futebol. Parabéns ao Sporting por ter sido mais feliz e eficaz, mas também por ter mostrado mais carácter e ambição.

P.S:
Fechei a loja, esta época não falo mais do Benfica. Sobre este grupo de jogadores, penso que está tudo dito. Coitado do Rui Costa - o único jogador de categoria deste plantel - que tem muito trabalhinho pela frente para a próxima época, caso aceite o cargo de Director Desportivo. Não merecia esta (pesada) herança!
Um último e sentido OBRIGADO ao senhor Luis Filipe Vieira por ter destruído uma equipa que foi campeã nacional e por ter sido responsável por nos oferecer a melhor equipa do Benfica dos últimos 10 anos. Com uma liderança destas, os nossos adversários podem continuar a dormir descansados. O Pinto da Costa deve estar a gozar à brava...
Estou para ver quantos dias é que o nosso "destemido líder" vai demorar até vir para a comunicação social lançar os slogans/tretas do costume: "vamos iniciar um novo ciclo de vitórias", "estamos a construir um Benfica europeu", "ninguém brinca com o Benfica", "temos uma equipa maravilha", "o Mantorras só sai por 40 milhões", "para o ano vamos ser campeões", blá, blá, blá, blá, blá...
Share This Post :
Tags :

4 comentários :

Anónimo disse...

Astro, eu tenho evitado sequer pensar neste assunto, mas algo me diz que em breve terei de escrever - a fundo - sobre isto.
Parece-me que o Benfica, se continuar assim, caminha a passos largos para a extinção, e se isso acontecer, todo o futebol Português irá ao fundo.
Isto que digo não é exagero - basta ver que no Basket bastou o Benfica ter saído da liga para ela estar na crise que está... agora multiplica isto pelas largas centenas de milhares de adeptos que o Benfica tem, e logo terás uma idéia do que o panorama seria sem a presença do Benfica.

Acho que o LFV fez - a espaços - um grande trabalho : afinal, as gestões de Manuel Damásio e Vale e Azevedo (mas também a de Jorge de Brito, onde o Benfica se endividou imensamente) quase aniquilaram o Benfica.
Mas, e após o afastamento do José Veiga, o LFV perdeu margem de manobra, e só deu tiros nos pés. Acredito que o LFV tenha as melhores das intenções, mas isso não é suficiente. A este passo, daqui por dois anos teremos o estádio ás moscas, não conseguiremos atrair nem investidores nem os próprios jogadores, e daqui a uns anitos teremos sido ultrapassados a nivel de títulos pelos nossos adversários.
É triste, mas é a realidade. E seria tão fácil tornar o Benfica ganhador. Tão fácil. E o Benfica nem sequer precisa de olhar para os outros : basta olhar para si mesmo quando ganhava; as idiossincrasias que se aplicavam na altura funcionariam quase por completo no contexto actual, com uma adaptação mínima.

O que mais me incomoda é que não vejo ninguém a defender o Benfica. Esta semana o PC passou-a a gozar com o Benfica. Silêncio. Ontem viu-se uma arbitragem vergonhosa e ninguém disse nada.
Mais, nenhum dos ditos 'notavéis' faz uma palha para tentar inverter a situação. Onde anda o Jaime Antunes? o Alexandre Alves?
Não seria altura de, por exemplo, o Berardo mostrar o seu Benfiquismo e relamente gerir o SLB como tão bem gere os seus negócios?
Mas sabes... os grandes culpados disto tudo sabes quem são? São os sócios do SLB por elegerem palonços popularuchos como Presidentes. Afinal, a decisão é deles, e sabes que mais? Tomam sempre a decisão ERRADA! É impressionante! E, é claro, estes senhores que depois detêm o poder de uma forma quase despótica trazem-nas pérolas como Edcarlos, Maxi Pereira, Luís Filipe, Makukula, não se sabe muito bem porquê... será porque recebem alguma coisa por fora? Eu não queria acreditar nisso, mas parece-me que talvez seja essa a explicação.

Nisto, denoto que há uma nítida falta de ambição no SLB : e ela começa logo no topo, e como tal é reflectida na equipa, na equipa técnica, e os resultados estão á vista.
Todos os anos é a mesma coisa : épocas mal planeadas, e isso nota-se logo na pré-época. reforços de qualidade muito duvidosa, com o SLB a insistir em comprar centrais e guarda-redes TODOS os anos, quanto realmente não os precisa : assim, passa atestados de incompetência aos centrais que tem, e tem destruído o melhor guarda redes português da sua geração, o Moreira.
É espantoso como o SLB falha em quase todas as contratações : jogadores como o Cardozo ou o Rodriguez só dão nas vistas porque o resto é muito mau.
Quantos pontas de lança (e quantos milhões de euros foram gastos neles...) passaram pelo SLB nestes ultimos anos? Quantos deles foram mais-valias? Pois, nenhum. De vez em quando aparecem alguma surpresas - o Katsouranis do ano passado foi excelente, o Nélson do primeiro ano entusiasmou, enquanto houve Mantorras houve esperança... mas é confrangedor o quanto o SLB não consegue aproveitar os bons jovens que tem - jovens que em qualquer outra equipa seriam titulares indiscutiveis. Que futuro resta ao Adu, ao Coentrão, ao Romeu Ribeiro, ao Dabao, se não lhed derem oportunidades? Digo-te que será um futuro a brilhar de azul e branco ou e verde e branco.
Porque razão o SLB foi emprestar a grande surpresa da época - Miguel Vítor - para apostar no Edcarlos? é melhor, ele? E porque fomos comprar o Halliche? Tínhamos falta de DC's? O SLB tem um grande jogador que este ano veio, ma não jogou um único minuto - Felipe Bastos. Será, sem dúvida, a referência do nosso meio campo, se apostarem nele. Uma vez que a época está completamente perdida (nem sequer tenho esperança do 2º lugar), porque não apostar nesses jovens valores? fariam pior? não creio...
Porque razão os miúdos do Sporting têm sucesso? Porque apostam neles. Até cepos como o Custódio ou o Miguel Garcia (e também o Miguel Veloso, que é o Custódio parte II) conseguem brilhar!
No SLB, olha, quando há UM que se safa, é de tal modo bem tratado que ao fim de um ano força a saída, caso do Manuel Fernandes.
Há uma falta de cultura vencedora no SLB que impressiona - ninguém consegue explicar a um novo jogador que não há honra maior do que envergar a camisola do Glorioso.
Porque para muitos dos que passam pela Luz, é mesmo isoo, apenas mais um ponto de passagem, e mais tarde irão olhar para estes tempos talvez com uma certa vergonha.
Não viram (os jogadores que se sagraram campeões e que ainda fazem parte do plantel) a festa que foi quando o SLB foi campeão? É assim tão dificil para os jogadores e dirigentes mostrarem isso a quem chega? Ou são tão masoquistas que preferem ver os outros celebrar?
Enfim.
Assim como as coisas estão, astro, parece-me que querem matar o Benfica.
E é pena, porque quando isso acontecer, o desporto em Portugal desaparecerá também.

Abraço!

Jon Snow

O Astronauta disse...

Jon,

não podia estar mais de acordo com tudo o que escreveste.
Foste ainda mais longe do que eu, que me limitei a abordar esta época.
De facto, quando um treinador como o Camacho (conhecido pelo seu pulso forte) sai de um clube a dizer que não consegue ter condições para continuar pois não consegue motivar os jogadores, é porque algo está mal, muito mal.
E, como dizes e bem, não é de agora.
Faltam referências a este Benfica. LFV não pode continuar a governar o clube de fora para dentro, apenas para agradar aos sócios e continuar a jantar à borla nas casas do Benfica. A politica desportiva desta direcção tem sido simplesmente desastrosa. Compram-se jogadores sem qualidade (Luis Filipe + EdCarlos), outros demasiado novos a quem apelidam de "salvadores" (Di Maria + Adu), não se dá a devida oportunidade a miúdos novos com talento (Miguel Vitor + Fábio Coentrão)...o resultado de tanta incompetência só poderia ser mesmo desastroso.

Por este caminho, vão ser mais 10 anos sem ganhar um campeonatp. A não ser que muito mude no Benfica na próxima época. E há mesmo muito para mudar.
Seria bom que os responsáveis pelo clube ouvissem os adeptos, as pessoas como nós, que sofrem com o Benfica. Infelizmente, parece que anda tudo surdo no Benfica.

Abraços

Anónimo disse...

Sabes o que eu faria, Astro? Se fosse eu a mandar? ou se o SLB tivesse alguém com um bocadinho de cabeça? A 90% do plantel dava rescisões amigaveis, sem indemnizações para ninguém, ficavam donos dos passes, iam para o Porto, para o Sporting, para o Aston Villa ou para o Cascalheira.
Poderia demorar anos, mas certamente (e tendo em conta as excelentes infraestruturas que temos) que teríamos numa meia dúzia de anos uma competitiva, jovem, e valorosa equipa.
Mas é claro que precisamos de referências - o Rui Costa terá um enorme papel nisso; mas não devia ser o único. Repara, eu não sou velho, lembro-me de ser muito pequeno e ter visto o Chalana a jogar, e sim, era genial. Mas estas gerações mais recentes não querem saber quem ele foi. Então porque não apostar em verdadeiras referências de um dos períodos de ouro do SLB, quando íamos frequentemente a meias-finais e finais (ainda que para perdê-las) das competições europeias?
Nomes como Magnusson, Schwarz ou Jonas Thern. Ricardo, Valdo, Mozer. O meu ídolo do último GRANDE SLB, o Isaías. Queres uma aposta como esses saberiam motivar quem lá chegasse de novo?
Céus, eu dou por mim a ter saudades de autênticos colossos como eram o Abel Silva, o William, o César Brito ou o Aíltom.

Mas vê, isto não é mesmo de agora... olha o que os ultimos presidentes do SLB fizeram :

Jorge de Brito (GRANDE Benfiquista, sem duvida), enterrou o SLB em dividas para comprar o JVP e o Futre. Á custa disso, o SLB está preso á Olivedesportos há anos, e tão cedo não se safa...

Manuel Damásio, trouxe essa aberração, one trick pony, chamado Artur Jorge que teve o condão de arruinar uma das melhores equipas que já passou por Portugal... depois dele foi o Paulo Autuori, o Mário Wilson, o Manuel José, o Mário Wilson... isto sem falar nas lendas que passaram pela Luz: King! Paulão! outro Paulão! Paredão! Marcelo! Hassan! Tiago!

É preciso falar do Vale? acho que o facto de ele estar na prisão diz tudo, mas não nos esqueçamos que foi este o homem que a) aniquilou os nossos escalões de formação, b) destruiu as nossas modalidades amadoras e c) rasgou os contratos com a Olivedesportos, desse modo endividando AINDA mais o SLB, e prendendo-o á dita companhia por AINDA mais tempo.
Talvez seja digno dizer que foi ele que preferiu comprar esse grande goleador chamado Martin Pringle, em detrimento de um desconhecido (que nunca foi a lado nenhum...), mais novo E mais barato chamado Ruud Van Nistelrooy.

Manuel Vilarinho... heh. O visionário que ofereceu o Mourinho ao Porto. O génio que decidiu apostar no Toni como treinador, e depois nesse NOJO vivo que é o Jesualdo Ferreira.

Agora o nosso amigo LFV... estádio novo? certo. Centro de estágio todo pipi? certo. Alguma boas contratações? certo.
Nisto tudo temos, nos último anos, uma Taça de Portugal ganha, um Campeonato e uma Supertaça. Não é nada.
Os escalões de formação estão a zeros, ou muito perto disso.
É alarmante que, por exemplo, nódoas de clubes como o Setúbal, Braga e o Guimarães (que são nada mais nada menos que duas das dezenas de Bitches do Porto) tenham mais organização que o SLB, ainda por cima considerando que a) o VFC esteve á beira da falência e da inssolvência até recentemente e b) o Guimarães tenha vindo da SEGUNDA divisão este ano...

No Braga, ui, pah, tomara o SLB ter tipos com olho para o mercado como os do Braga... foram buscar o Linz quase á borla ao Boavista. Têm jovens valores como o rodriguez ou o Stélvio que lhes irão render milhões... e nós?
Vê o caso do Pélé, que este foi para o Inter, vindo do Guimarães... onde é que ele foi formado? Pois, na Luz... mas sabemos o que é aproveitar um jovem?
Sabemos, mais do que formar jogadores, formar homens?
Sabemos o que é incutir a um jovem a responsabilidade que é envergar aquela camisola? a Honra? a História? a Glória?
Não.

Qual foi o último miudo nosso a pegar de estaca e ficar lá durante anos a fio? Pois, ninguem. E o que é que acontece ás vedetas que formamos (ou lançamos)? chegado o verão forçam a saída, invocando motivos vários... ou então recusam-se a renovar contratos... olha, basta pensares no Edgar, no Hugo Leal, no Tiago, no Miguel, no Manuel Fernandes... e para lá caminham o Katsouranis e o Nélson...

Como é que o SLB constroi uma equipa capaz de ganhar (pelo menos) um titulo a cada dois anos, não tendo alguém que tenha mão na equipa? não consegue. Como, se não tem alguém que transmita a mística? Se não tem alguém que provoque a superação daqueles que têm potencial, e têm de ir para outras paragens para o realizar?
Como conseguirá o SLB ser atraente o suficiente para uma grande promessa realmente singrar na equipa?

Pois é. Na conjectura actual não consegue.
Actualmente conseguimos fazer jogos fenomenais como no Bessa, e depois comer três da Académica, essa maravilha do futebol, em NOSSA casa, onde todos os adversários deviam sentir MEDO antes de entrarem sequer no relvado.
Conseguimos ir a Alvalade banalizar o Sporting, mesmo jogando contra uma equipa de arbitragem que tudo fez para prejudicar o SLB, dominar o jogo durante 65 minutos a nosso bel-prazer, depois retirar o nosso melhor jogador (que enquanto esteve em campo, o Sporting não se atrevia a atacar, tal era o medo que sentiam), e depois encaixar com cinco golos, quatro dos quais oferecidos, e um precedido de uma falta grosseira a meio campo, em pouco mais de VINTE minutos!
Como é que é possivél?

A verdade é que absolutamente ninguém respeita o SLB. Os adversários não o fazem, os dirigentes dos outros clubes zombam, e mesmo nós, os adeptos ou os sócios, na nossa impassividade, ficando a olhar para o dia de ontem, nada fazemos para impedir este lento caminhar em direcção ao pôr do sol...
O que é que é preciso para isto mudar? Só uma coisa, apenas uma...
E basta olhar para o nosso emblema, e ver o que isso é...
'Et Pluribus Unum', é o que não somos.
Unidos? Meus amigos, quem nos venceria?

Abraço!

Jon Snow

O Astronauta disse...

Mais uma vez, disseste tudo, caro Jon Snow.
Temos todas as condições para voltar a ser o maior clube português, apenas de precisamos quem gente capaz pegue no SLB e o governe com os pés bem assentes no chão, sem demagogias e populismos bacocos.
Lá chegaremos...

Abraços

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License