-->

PUB

PUB

Publicada por / quarta-feira, 25 de novembro de 2009 / 2 Comments /

Notícia | ARCADIA REEDITADOS EM 2010


Em 1984, os DURAN DURAN eram a banda Pop mais popular e bem sucedida do Planeta. Mas nem tudo corria às mil maravilhas no seio do grupo. O excesso de trabalho, as drogas e os egos insuflados começavam a minar o futuro da banda. Em 1985, os "Fab Five" (como a Rolling Stone um dia lhe chamou) decidiram fazer uma pausa para repensar o futuro e redefinir estratégias. Durante este período, John Taylor (baixista) e Andy Taylor (guitarrista), cansados de não fazer nada, formaram os "roqueiros" POWER STATION, com Robert Palmer e Tony Thompson (Chic), enquanto que Simon Le Bon (vocalista), Nick Rhodes (teclista) e Roger Taylor (baterista) deram corpo aos ARCADIA, um projecto mais"arty", esteticamente ambicioso e sofisticado. As "férias" seriam interrompidas para gravação do tema "A View To A Kill" (para o filme de James Bond com o mesmo nome) e a participação no mega-concerto Live Aid, naquela que seria a última actuação da formação original dos Duran Duran em 18 anos.
Em Dezembro de 1985, os ARCADIA editaram o seu único disco de originais, intitulado "SO RED THE ROSE". O álbum - considerado por Simon Le Bon como "o disco mais pretencisoso de sempre" - contou com participações de uma verdadeira constelação de estrelas: Sting, Grace Jones, David Gilmour (dos Pink Floyd), Carlos Alomar (David Bowie), Herbie Hancock, Andy Mackay (saxofonista dos Roxy Music), Ron Saint Germain e Francois Kevorkian nas misturas e Alex Sadkin na produção. O longa-duração foi disco-de-platina nos Estados Unidos e Reino Unido e gerou 4 singles: "Election Day", "The Flame", "The Promise" e "Goodbye Is Forever".
"SO RED THE ROSE" cedo se tornou num dos discos preferidos dos fãs dos Duran Duran. Por isso mesmo, há muito que se aguarda por uma reedição remasterizada do álbum, pela edição em CD dos máxis referentes aos singles extraídos do registo e pelo lançamento em DVD da VHS com os vídeos promocionais do grupo. A EMI resolveu, finalmente, fazer-nos a vontade. A editora anunciou o lançamento de uma edição Especial de "SO RED THE ROSE", composta por 2 CDs e 1 DVD. A sua edição está agendada para o dia 8 de Fevereiro. Para além do álbum original, esta "Special Edition" inclui cerca de 20 faixas extras (entre remisturas e lados-B) e ainda 1 DVD com todos os vídeos do grupo. Até que enfim, uma edição de luxo para um dos álbuns mais incompreendidos e subvalorizados dos anos 80.
Deixo-vos com 2 dos singles de "SO RED THE ROSE": "ELECTION DAY" e "THE PROMISE". O primeiro conta com uma intro vocal de Grace Jones. No segundo participaram, entre outros, Sting e Herbie Hancock.

|||

Share This Post :
Tags :

2 comentários :

paulo simoes disse...

Sem duvida, que foi o melhor album feito pelos duran, depois do RIO. Passado 24 anos da sua ediçao ainda hoje está perfeitamente actualizado.tanto as letras como a voz do simon estavam no auge. PAULO SIMÕES.

Miguel disse...

Eu nunca vi um trabalho melódico tão fantástico como o Arcadia. O álbum é diferente de muitos discos de Pop e Rock. Tem um estilo único, rítmo latino como em El Diablo e uma pincelada de clássico como na música Lady Ice. É uma obra prima na carreira do Duran Duran. Deveria ser mais reconhecido e valorizado! É considerado por mim um dos melhores discos de todos os tempos e um dos que mais gosto de ouvir! - MIGUEL PRAÇA

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License