-->

PUB

PUB

Publicada por / quarta-feira, 26 de maio de 2010 / 2 Comments /

Notícia | O.M.D. DE REGRESSO AOS DISCOS


Em Janeiro de 2006, Andy McCluskey anunciou a reunião da formação original dos ORCHESTRAL MANOEUVRES IN DARK, um dos nomes fulcrais da "revolução electrónica" que tomou de assalto a pop britânica no final da década de 70, inícios de 80 (como tão bem demonstra o documentário da BBC "SYNTH BRITANNIA"). A intenção grupo era realizar alguns espectáculos para assinalar o 25º aniversário da edição do álbum "Architecture & Morality" e, posteriormente, começar a trabalhar num novo disco de material original. O registo está praticamente gravado e já tem nome. Vai chamar-se "HISTORY OF MODERN" e deverá ver a luz do dia em Setembro. A capa do longa-duração deverá ser da autoria do designer PETER SAVILLE, responsável por grande parte das capas dos discos dos artistas da Factory Records (Joy Division, New Order, etc) e também do artwork dos 4 primeiros álbuns do grupo.
"HISTORY OF MODERN" será o primeiro álbum de estúdio editado pela banda em 14 anos (o último foi "Universal", em 1996) e o primeiro gravado em conjunto pela dupla fundadora do grupo, Andy McCluskey e Paul Humphreys, desde "The Pacific Age", de 1986. Recorde-se que Humphreys abandonaria os OMD em 1989, descontente com a direcção mais "comercial" que a música do grupo estava a seguir.

Em Outubro e Novembro, logo após a edição do novo álbum, a banda faz-se á estrada e embarca numa digressão pelo Reino Unido e Europa.
Como seria de esperar, Portugal ficou de fora do itinerário do grupo.

Em baixo, recordam-se 2 momentos de glória da carreira dos O.M.D.
Primeiro "MESSAGES", o tema que abre o lado-B (um conceito estranho para a "geração mp3"...) do homónimo álbum de estreia da dupla, datado de 1980. Uma versão regravada deste tema viria, mais tarde, a tornar-se num dos muitos singles de sucesso do grupo durante a década de 80.


Segue-se "TELEGRAPH", o único single retirado do "estranho" e experimental "DAZZLE SHIPS", de 1983, a conhecer algum sucesso comercial.



O teclista
Paul Humphreys, um dos membros fundadores dos O.M.D., deu uma interessante entrevista ao site ELECTRICITY CLUB onde fala de diversos assuntos relacionados com o passado, o presente e o futuro da banda. E também onde revela quais os seus discos favoritos de sempre. Como seria de esperar, tem bom gosto o senhor. A saber:
* KRAFTWERK Radioactivity
* DAVID BOWIE Heroes
* BRIAN ENO Before and After Science
* DAVID BOWIE Low
* LA DÜSSELDORF La Düsseldorf
* NEU! 75
* ROXY MUSIC Roxy Music
* JOY DIVISION Closer
* TALK TALK It's My Life
* ARCADE FIRE Funeral
Share This Post :
Tags :

2 comentários :

TEROS disse...

Vou ser o 1º a comentar esta maravilhosa notícia e recomendo desde já uma visita ao site oficial da banda: OMD.offical website... onde poderão fazer o download gratuito em formato MP3 de uma das faixas, Sister Mary says do novo albúm:History of Modern... parece-me que vamos ter excelentes batidas para o fim de Verão 2010... QuANTO A pORTUGAL ELES VÃO CÁ ESTAR EM 2011... vIVA oMd

O Astronauta disse...

Olá TEROS,

tive oportunidade de escutar o novo tema quando eles o colocaram online, mas não fiquei muito entusiasmado. Porém, como se trata de uma demo, espero que a versão final mostre outros atributos. Espero sempre o melhor vindo destes lados. E espero também que nos façam uma visita em breve. Seria a realização de um sonho.

Abraços

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License