-->

PUB

PUB

Publicada por / terça-feira, 15 de novembro de 2011 / 8 Comments /

7 ANOS EM ÓRBITA

O PLANETA POP completa 7 anos.

Em "idade blogosférica", 7 anos é muito tempo. E um sinal de resistência. Nem eu sei bem como me tenho mantido por cá durante tanto tempo, uma vez que alimentar este blogue é uma tarefa cada vez mais exigente e complicada. E não me refiro apenas à habitual escassez de tempo, pois essa contingência sempre existiu e nunca me impediu de manter este espaço vivo. O problema é que há, cada vez, menos música (nova) sobre a qual me sinto motivado a escrever.

O Planeta Pop não é, nem nunca ambicionou ser, um blogue "generalista", daqueles que vão a todas (agora tão em voga) e que, no mesmo dia, tanto publicam o novo vídeo dos S.C.U.M como o novo tema da Rihanna. Pelo contrário.

Aqui só escrevo sobre a música de que gosto. Não escrevo a pedido, por simpatia e, muito menos, por frete. Aqui só trago a música que me entusiasma e me faz ferver o sangue. Música na qual eu acredito. Mas isso já vocês sabem.

A questão é que cada vez se faz menos música que me entusiasme a esse ponto.
Quando se tem 41 anos, já se ouviu e assistiu a muita coisa: "hypes" nascerem e morrerem, "movimentos" passarem de moda, sonoridades tornarem-se datadas, bandas idolatradas pelo público e pela crítica caírem no esquecimento, discos apelidados de obra-primas tornarem-se irrelevantes...enfim, já (ou)vi de tudo.
Por esse motivo, sinto que cheguei a um ponto em que já pouco me surpreende. Mas quando isso ainda acontece...é mágico. É uma sensação que merece ser partilhada. Esse é, talvez, a principal razão porque este blogue ainda existe. E vai continuar existir enquanto houver boa música, tempo e motivação. Disso vos garanto.

Nos últimos tempos, muito se tem falado (principalmente entre bloggers) do decréscimo de importância dos blogues. Em particular desde a entrada em força do facebook nos hábitos dos internautas.
É inegável que o facebook afastou muita gente dos blogues, tanto leitores como bloggers. É também verdade que grande parte dos blogues que existiam há 7 anos acabaram por fechar as portas. Por inúmeras razões, nem todas elas relacionadas com a entrada em cena do facebook. No entanto,
aqueles que sempre foram feitos com paixão e algum "profissionalismo" acabaram por sobreviver. E tornaram-se melhores. Muitos deles evoluíram mesmo para sites que hoje ninguém dispensa.

Continua a haver espaço para um bom blogue. O facebook não substitui um bom blogue. Essa a razão porque nunca vi o facebook como uma ameaça aos blogues. Ambos têm um papel distinto. Ambos se complementam. O facebook pode até dar um valioso empurrão aos blogues. O número de visitas do Planeta Pop aumentou imenso desde que criei a sua página no facebook. Na verdade, de ano para ano, o nosso número de visitantes não pára de aumentar.

O que diminuiu drasticamente foi a participação e os comentários no blogue. É compreensível. As pessoas estão hoje mais dispersas, repartem o seu tempo online por blogues, redes sociais, YouTube, rádios e televisões online e sei lá mais o quê. É demasiada a informação que pede a nossa atenção.
E depois há o facebook, a rede social. É lá que, actualmente, concentramos uma enorme fatia da nossa vida online. Grande parte da "discussão" antes gerada em blogues passou para o facebook. Muitas vezes nas páginas do facebook desses mesmos blogues. Isso não me incomoda. Bem pelo contrário, uma vez que considero o facebook uma plataforma mais adequada para esse tipo de interactividade.

Como disse atrás, facebook e blogues complementam-se.
Agora, não se iludam: o facebook não substitui um bom blogue.
Por isso, aqui deixo a minha homenagem aos muitos e bons blogues que por aí andam e que sobreviveram ao tempo e às "modas". Encontram muitos deles na sidebar deste blogue.

Parabéns pela vossa resistência.


Obrigado pela vossa visita.
Voltem sempre.
Share This Post :
Tags :

8 comentários :

Breites disse...

Aqui ou no FB (onde é, de facto, mais fácil e rápida a interacção), é sempre um prazer acompanhar o Planeta Pop.

Que continues por muitos anos, uma referência destas não se pode perder.

Quem não gosta, pois que não visite. Há tanta variedade de escolha pela blogosfera/imprensa fora que não faz sentido "ficar" onde não nos sentimos bem.

abraço

Quem? disse...

Parabéns!

O Planeta Pop é um dos blogs que sigo há mais tempo e a partir dele tenho conhecido muito boa música, e alguma dela tornou-se muito especial a nível pessoal.

"o facebook não substitui um bom blogue."

Espero bem que não :)

playlist disse...

Muitos parabéns!!

Sigo o Planeta Pop através do blog. É aqui que venho beber.

Prefiro o Blog ao facebook.

E cada vez gosto mais de visitar o Planeta Pop (Blog) e outros Blogs.

Desejo que fiques por cá por muitos e bons anos.
Este, é um espaço de referência, profissionalismo e coerência.

Obrigado!!

Abraço!

O Astronauta disse...

Obrigado, Breites, Quem? e Playlist.

É bom saber que vocês estão desse lado. E que continuam também a bloggar.


Playlist,
no outro dia, escrevias num post (http://recpop.blogspot.com/2011/11/aposta-binary.html) "...para quando o fim do Pecpop". E logo a seguir deste a melhor resposta que podias ter dado a ti próprio.
É mesmo esse o espírito. Escrever num blogue não pode nem deve ser uma obrigação. É quando o coração manda. É quando houver algo para escrever.
Espero que o Recpop continue por cá ainda muitos e bons anos, pois tem uma personalidade única (que é a tua), numa blogosfera que cada vez se "copia" mais a si própria.

Abraço

O Astronauta disse...

Obrigado, Breites, Quem? e Playlist.

É bom saber que vocês estão desse lado. E que continuam também a bloggar.


Playlist,
no outro dia, escrevias num post (http://recpop.blogspot.com/2011/11/aposta-binary.html) "...para quando o fim do Pecpop". E logo a seguir deste a melhor resposta que podias ter dado a ti próprio.
É mesmo esse o espírito. Escrever num blogue não pode nem deve ser uma obrigação. É quando o coração manda. É quando houver algo para escrever.
Espero que o Recpop continue por cá ainda muitos e bons anos, pois tem uma personalidade única (que é a tua), numa blogosfera que cada vez se "copia" mais a si própria.

Abraço

Rui disse...

Houve uma altura na minha vida em que atravessei um verdadeiro deserto musical. Era daqueles Velhos do Restelo que dizia que já não se fazia música boa. Seguia os velhos grupos da adolescência, e muito pouco mais, mas nada de entusiasmante. Até que, por volta de 2005, descobri os blogs de música. E que descoberta! Foi uma verdadeira revolução para mim, onde ia beber das sugestões de outras pessoas com gostos muito semelhantes ao meu. O teu blog surgiu-me por volta dessa altura, e nunca mais o larguei. O teu e outros blogs, salvaram-me a vida! :) Continua, porque aqui desde lado, certamente como eu, haverá muitos outros que não participam, mas que ouvem aquilo que tens para mostrar. Abraço.

Malko's Going Berserk disse...

Parabéns.

Que continues este magnifico trabalho por muitos e bons anos.

É inegável a qualidade do tens feito ao longo destes 7 anos, não apenas a nível de research, mas principalmente pela disponibilidade em partilhar bom gosto musical com os habitantes do teu planeta.
Quero apenas destacar a parte em que escreveste "Muitos deles evoluíram mesmo para sites que hoje ninguém dispensa", para reforçar que é literalmente verdade o que dizes. Tb eu te adicionei no FB e não é a mesma coisa. Este blog é mais rico, completo e direccionado aos verdadeiros fãs. Para mim entrar diariamente no blog para ver as novidades é algo que não dispenso e que me dá muito prazer. Como eu, sei que existem várias pessoas nas mesmas circunstâncias, e espero que estes relatos que dêem motivação para preservar e faz evoluir este magnifico espaço cultural.

Grande abraço e mais uma vez muitos parabéns

playlist disse...

Astronauta,

Obrigado pelo "recado":). É uma honra!

Um grande abraço..e viva aos 7 anos do Planeta Pop.

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License