-->

PUB

PUB

Publicada por / quarta-feira, 14 de novembro de 2012 / No comments /

Notícia | O FIM DOS INXS

Depois de 35 anos de carreira, os australianos INXS anunciaram o seu fim. 
É o adeus de uma das minhas bandas Pop/rock favoritas dos 80s. 
Na verdade, os INXS morreram no dia em que Michael Hutchence se suicidou. Não é fácil para qualquer banda perder um líder tão carismático e que era também um dos seus principais motores criativos. Basta ver o que sucedeu também com bandas como os Doors, os Nirvana e até os Queen. Nenhuma delas sobreviveu à morte do seu líder. Pelo menos com a mesma dignidade...
Apesar de todas as contrariedades, os INXS sobreviveram 15 anos sem Michael Hutchence, o seu rosto, a sua voz. E fizeram-no muito em honra do seu velho amigo, como forma de perdurar a sua memória.

Tive a sorte de ver os INXS ao vivo em junho de 1993, num Pavilhão do Restelo a rebentar pelas costuras, quando eram ainda uma das maiores e mais bem sucedidas bandas rock do planeta, um estatuto, na altura, apenas superado por nomes como os Rolling Stones, U2 ou Pearl Jam. 
Deixem-me que vos diga que foi só um dos melhores concertos que vi em toda a minha vida. E já vi muitos, como devem calcular. Mas frontmans com Hutchence, vi poucos. Mick Jagger, Bono e Dave Gahan são os únicos que, pelo meu livro de estilo, estão ao mesmo nível.

Enfim, os INXS acabaram, mas a sua música ficará para sempre. 

Ficam alguns dos seus melhores momentos: 


A minha aventura com a música dos INXS começou em 1984, com este "ORIGINAL SIN", tema produzido pelo mestre NILE RODGERS, dos CHIC. 



Outra das minhas preferidas, "MEDIATE", um dos singles do multiplatinado "KICK", de 1987, disco que fez dos INXS super-estrelas à escala mundial. 
O tema tem uma estrutura pouco convencional para uma canção pop. Construída à volta da mesma batida usada em "NEED YOU TONIGHT", o tema tem uma vocalização que anda muito perto dos universos do Rap, com a particularidade de quase todos os versos rimarem com o som "ate". 
Há cerca de 2 anos foi regravada por TRICKY para a compilação "ORIGINAL SIN". 


INXS "versão anos 90". 
"STRANGEST PARTY (THESE ARE THE TIMES)" foi o single de promoção à compilação "THE GREATEST HITS", editada em 1994. 



Algures entre a New-Wave e o pós-punk. 
"TO LOOK AT YOU" foi um dos singles de "SHABOOH SHOOBAH", o 3º álbum da banda, lançado em 1982. 


Enfim, são muitas as canções dos INXS que fazem parte da minha vida. Se as publicasse todas, este post nunca mais tinha fim. 
Esta foi a minha pequena homenagem a uma grande banda que agora terminou o seu percurso.  
Share This Post :
Tags :

Sem comentários :

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License