-->

PUB

PUB

Publicada por / quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 / 1 Comment /

2013

Agora que 2012 está enterrado e arrumado, vamos olhar em frente, para 2013, e antecipar a música nova que vamos poder ouvir este ano.
2013 perfila-se como um ano de grandes regressos e de discos que prometem dar que falar. Senão, vejamos:

Comecemos por DAVID BOWIE.
No dia em que completou o seu 66º aniversário, o eterno camaleão surpreendeu o mundo com o lançamento de um novo single, "WHERE ARE WE NOW", e o anúncio de um novo álbum de originais, de título "THE NEXT DAY".
O disco - o primeiro do cantor em 10 anos - chega ás lojas dia 12 de Março e contou com a colaboração de Tony Visconti, que já veio a público dizer para esperarmos um disco mais "roqueiro" do que o novo single deixa transparecer. 
Seja como for, a primeira amostra deixou-me a salivar por mais. 

É também em Março que deverá chegar às lojas o novo álbum dos DEPECHE MODE, por motivos óbvios, um dos discos mais aguardados do ano neste canto da galáxia Pop.


Do disco, por enquanto, apenas se conhece o tema sem título que banda revelou aquando da apresentação da nova digressão, em Novembro. Por estes lados, não entusiasmou, mas também não desiludiu.



Sobre a sonoridade do novo disco, os elementos da banda voltaram a falar de um cruzamento entre  "Violator" e "Songs Of Faith And Devotion".
Outra vez? Mas não tem sido isso que os Depeche Mode têm andado a tentar fazer (com um sucesso relativo) há quase duas décadas? Não está já na altura de seguir em frente? Digo eu. Enfim...o que vale é que os Depeche Mode não sabem fazer maus discos. Apenas discos menos bons. Como foi o caso do anterior "Sounds Of The Universe".
No final deste mês vamos finalmente poder escutar aquele que será o single de apresentação do disco. Se não houver surpresas de última hora, o primeiro single vai ser o tema "HEAVEN". Estou ansioso.


Já voltarei a falar Março, um mês que registará uma actividade discográfica fora do normal. Antes, há outros lançamentos a merecer destaque. 


Em matéria de discos novos, 2013 arranca com a edição de "LAST SIRENS", disco "perdido" dos NEW ORDER, composto por temas que sobraram das gravações de "WAITING FOR THE SIRENS CALL", de 2005, o último trabalho do grupo gravado com Peter Hook. 


No final deste mês, temos também novo disco dos DELPHIC. Chama-se "COLLECTIONS" e tem neste "BAIYA", o seu cartão de visita. 
Dia 22, há ainda a sublinhar a edição de "ANYTHING IN RETURN", o novo álbum de TORO Y MOI
 
Em FEVEREIRO, podemos contar com novos discos dos FOALS, NICK CAVE & THE BAD SEEDS e a estreia a solo de JOHHNY MARR

O antigo guitarrista do Smiths estreia-se em nome próprio, no dia 25 de fevereiro, com "THE MESSENGER". A julgar pelas amostras ("THE MESSENGER" e o single "UPSTARTS"), a coisa promete. 


Duas semanas antes, a 12 de Fevereiro, os FOALS mostram "HOLY FIRE", o seu 3º disco de originais. "INHALER" e "MY NUMBER", os dois temas apresentados como aperitivos, impressionaram.  Espero que o álbum esteja à altura.


Não esquecer ainda o regresso de NICK CAVE com os seus BAD SEEDS, que acontecerá também em Fevereiro, com o álbum "PUSH THE SKY AWAY".



Mas será no decorrer do mês de MARÇO que aterram nos escaparates alguns dos discos mais aguardados pelo Planeta Pop. 

Para além dos já referidos novos trabalhos de DAVID BOWIE e  DEPECHE MODE, Março vai também trazer-nos novos trabalhos dos HURTS, SUEDE, IAMX, ORCHESTRAL MANOEUVRES IN THE DARK, TV MANIA, JOHN GRANT. e BLACK REBEL MOTORCYCLE CLUB.


"EXILE", o segundo álbum dos HURTS, tem edição agendada para o dia 11 de Março.
Depois das excelentes indicações deixadas por "THE ROAD", a dupla britânica desiludiu com "MIRACLE", aquele que será o primeiro single extraído do registo. 


Os SUEDE regressam em Março com o seu primeiro álbum de originais em 11 anos,  "BLOODSPORTS". Disco que teve neste "BARRIERS" o seu primeiro avanço. Soa bem.
Em fevereiro chega o primeiro single, "IT STARS AND ENDS WITH YOU".


 







Outro disco que tem edição agendada para Março é "THE UNIFIED FIELD", dos IAMX, de CHRIS CORNER. O tema que dá título ao registo foi escolhido como single de apresentação do álbum. Convenceu. Espero que o álbum também convença.


Os OMD editam dia 8 de Março "ENGLISH ELECTRIC", o sucessor de "History of Modern", aquele que foi o primeiro disco lançado pela formação original do grupo desde 1986.
O álbum será precedido pelo single "METROLAND", a editar no final de fevereiro. 
Fica um pequeno teaser do novo disco revelado pelo grupo: 


Poucos dias depois, a 11 de Março, é finalmente revelado "BORED WITH PROZAC AND THE INTERNET", o disco gravado pelos TV MANIA (projecto formado por NICK RHODES, dos DURAN DURAN e WARREN CUCCURULLO, o ex-guitarrista do grupo) em finais da década de 90, mas que só este ano chega aos escaparates. Já era tempo...

Março vai também ficar marcado pelo regresso aos discos do norte-americano JOHN GRANT. No final de 2012, o músico revelou o tema que dá título ao disco, o espantoso "PALE GREEN GHOSTS". A produção do sucessor de "QUEEN OF DENMARK" foi entregue a Biggy Viera, dos GUS GUS. Promete. Muito.

 

Em Março, há ainda a assinalar outro regresso, o dos BLACK REBEL MOTORCYCLE CLUB, que no dia 18 apresentam "SPECTOR AT THE FEAST".

Em ABRIL, é a vez de ficarmos a conhecer "MOSQUITO", a nova proposta dos YEAH YEAH YEAHS. Dave Sitek, dos Tv On The Radio, produz. James Murphy contribui com um tema. Em teoria, é um disco que tem tudo para resultar... 


Confirmado para Abril, está também o retorno dos suecos THE KNIFE, com o álbum "SHAKING THE HABITUAL", e de MISS KITTIN, com "CALLING FROM THE STARS". 

O primeiro avanço para o novo trabalho da diva do electroclash foi o single "LIFE IS MY TEACHER", que me deixou com água na boca. 

Chegamos a MAIO

Para este mês, está agendado o lançamento de "MORE LIGHT", o novo álbum dos PRIMAL SCREAM
David Holmes foi o produtor. O ex-Led Zepplin Robert Plant, Mark Stewart (Pop Group) e a baixista Debbie Googe (My Bloody Valentine), são alguns dos músicos convidados que participam no registo.


Para 2013, há ainda muitos outros novos discos anunciados, mas que ainda não têm data de edição definida.  
No primeiro trimestre deste ano, é esperado nas lojas o álbum de estreia da dupla de pop electrónica canadiana FOOTPRINTZ, supostamente intitulado "ESCAPE YOURSELF". É outro dos discos aguardados com enormes expectativas por este estaminé virtual. A culpa é desta pérola:



Nos próximos meses, ficaremos também a conhecer o segundo álbum dos SNOWDEN, de título "NO ONE IN CONTROL". O primeiro avanço para este disco foi o single "THE BEAT COMES". 
Para este ano, é ainda de esperar novos discos dos THE HOUSE OF LOVE, CANSEI DE SER SEXY, DAFT PUNK (co-m as participações confirmadas de Nile Rodgers e Giorgio Moroder), EDITORS, JOHNNY PIERCE (vocalista dos The Drums), M.A.U., CREEP (será desta?),  PALE e ARCADE FIRE (produzido por James Murphy).

Estão assim lançados os dados para 2013, "o pior ano das nossas vidas". O ano em que os contribuintes portugueses suportarão a carga fiscal de um país nórdico, mas terão o nível de vida de um país do terceiro mundo.
Se sobrevivermos a este ano, sobrevivemos a tudo.
Que a música esteja connosco. Bem vamos precisar. 
Share This Post :
Tags :

1 comentário :

r! disse...

Sem falar no álbum "dance" dos Pet Shop Boys que, rumores indicam, chega em abril (com algumas faixas reveladas antes, no início da turnê que arranca em março)

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License