EDITORS: "THE BACK ROOM"


Apesar de só ser colocado à venda em Inglaterra no próximo dia 25 de Julho, há muito que por aqui, na nave-espacial do Astronauta, se ouve "THE BACK ROOM", o álbum de estreia dos EDITORS.
A primeira vez que me cruzei com a banda de Birmingham foi através do EP "Bullets", editado no primeiro trimestre deste ano. Na altura fiquei impressionado, mas não totalmente rendido. Pouco tempo depois, chegou-me aos ouvidos o EP "Munich" e aí confesso que fiquei mais convencido das capacidades desta rapaziada para escrever canções com "cabeça, tronco e membros". "The Back Room", o álbum agora editado, vem a confirmar aquilo que já se suspeitava: os EDITORS são uma das bandas mais promissoras da actualidade ! E basta escutar temas como "Blood", "All Sparks", "Munich" e, principalmente, "Fingers In The Factories" para se perceber isso mesmo, ou não estivessemos perante algumas das melhores canções de 2005.
E antes de começarem com as comparações da praxe e o habitual "soam a isto, soam áquilo", quero antecipar-me aos vossos comentários e dizer-vos que sim, é tudo verdade. É verdade que os EDITORS fazem-me lembrar os Interpol. É verdade que o riff de guitarra que abre "Munich" parece ter sido "roubado" aos U2 dos tempos de "Boy" e "War". E também é verdade que os EDITORS não estariam aqui hoje se no passado não tivessem existido bandas como os Chameleons, The Sound, The Comsat Angels ou Joy Divison. Tudo isso é verdade e ninguém aqui procura convencer quem quer que seja do contrário. "The Back Room" é, claramente, um disco que se alimenta do passado (já dizia o "outro": Brand new you're retro...). Deve ser por isso que gosto tanto dele.
P.S. - em www.editorsofficial.com é possivel escutar alguns temas e ver alguns videosda banda, incluíndo o do mais recente single "BLOOD".