THE HOURLY RADIO


Desde o primeiro dia em que o Planeta Pop foi colocado em órbita neste vasto universo chamado Blogosfera, que o Astronauta definiu como prioridade para este espaço a divulgação da música de bandas novas e artistas ainda pouco, ou nada, (re)conhecidos por estes lados. Artistas que a rádio não passa, a televisão desconhece e grande parte da imprensa escrita deste país só descobre quando os discos lhes são colocados à frente dos olhos por algum dos esforçados promotores das editoras nacionais (regra geral, alguns meses depois destes serem editados lá por fora!). Perante este cenário, cumpre assim a Blogs como este fazerem o papel que noutros tempos (bem longínquos, diga-se...) era uma função da rádio e da imprensa especializada: divulgar música nova. É pelo menos essa uma das missões deste Planeta Pop.
Foi com base nesses propósitos que por aqui, ao longo do último ano, passaram nomes como os The Bravery, Bloc Party, The Organ, Editors e mais recentemente The Cloud Room, She Wants Revenge, Strip Music, White Rose Movement, Every Move A Picture, Protocol e The Upper Room, entre outros. É com base nesses mesmos propósitos que a seguir vos vou falar dos THE HOURLY RADIO, outra das grandes apostas do Astronauta para 2006.
Os The Hourly Room nasceram em Dallas (Texas) e lançaram em Janeiro deste ano o seu EP de estreia, intitulado "Lure of the Underground", disco que lhes valeu um considerável culto na sua cidade natal e alguns elogios por parte de alguma imprensa local. Elogios mais do que merecidos, pois canções como "First Love Is Forever", "Lost + Found" e " Stealing Off" não enganam, há aqui matéria prima que deixa antever um futuro risonho para este quarteto norte-americano. Basta haver quem lhes preste a devida atenção.
Se o caro leitor é daqueles que venerou "Logic Will Break Your Heart", dos The Stills, ainda vibra com os U2 dos tempos de "War" ou com os primeiros álbuns dos The Cure e é um adepto ferrenho das guitarras negras e atmosféricas cultivadas por gente com os JJ72, Kent ou Puressence, então, garanto-lhe que a música dos The Hourly Radio vai ser um bálsamo para os seus ouvidos. É claro que posso estar redondamente errado. Será? Sugiro um saltinho ao site oficial da banda onde podem escutar excertos de todos os temas incluídos em "Lure Of The Underground" (que pode ser adquirido online por um preço bem simpático!) e ainda descarregar gratuitamente algumas das novas composições do grupo, as fantásticas "Deaf Ears" e "Closer". Depois voltem para contar como foi. Pode ser? Estou curioso para ouvir as vossas opiniões.