-->

PUB

PUB

Publicada por / quarta-feira, 11 de julho de 2007 / 6 Comments / ,

Retro-Visor | JESUS JONES "WHO? WHERE? WHY?"

álbum | "DOUBT"
ano | 1991

Os JESUS JONES foram uma das minhas grandes paixões da primeira metade da década de 90. Apesar de seguir os passos do colectivo liderado por MIKE EDWARDS desde os tempos de "LIQUIDIZER" (1989), foi com "DOUBT" que me rendi por completo à música do grupo: uma inovadora e eficaz fusão de guitarras apunkalhadas com ritmos de dança derivados do "techno" e da "house", samples marados e melodias Pop. O sucesso de singles como "WHO? WHERE? WHY?", "REAL REAL REAL", "INTERNATIONAL BRIGHT YOUNG THING" e em particular "RIGHT HERE RIGHT NOW", fizeram dos JESUS JONES uma das bandas mais aclamadas de 91. O estado de graça do grupo duraria até 93, ano em que foi editado "PERVERSE", disco ambicioso e épico que, apesar de ter sido bem recebido pela crítica, acabou por não conseguir repetir as vendas do seu antecessor. Depois de "PERVERSE", Mike Edwards e restantes comparsas pouco fizeram digno de registo. Em 1997 e 2001, a banda editou mais dois álbuns de originais a quem ninguém parece ter prestado a mínima atenção: "Already" e "London". Perante o desinteresse generalizado de público e crítica, o grupo acabou por sair de cena sem deixar rasto. Para a história deixaram um punhado de boas canções que serão relembradas por aqueles que, como eu, as viveram com intensidade. Uma dessas canções é este "WHO? WHERE? WHY?":

Share This Post :
Tags : ,

6 comentários :

clonixx disse...

Astronauta, sabes onde é q posso sacar as horas exactas q irao decorrer os concertos no Dance Station, ja procurei e não encontro.
Perguntei-te pq sei q n deves falhar. Abraço!

O Astronauta disse...

clonnix,

pelo que sei, vai ser assim:

Estação do Rossio:
01h30 – 03h00 The Chemical Brothers
00h30 – 01h20 Justin Robertson (DJ set)
22h30 – 00h30 Tiga (DJ set)
20h30 – 22h30 Erol Alkan (DJ set)
19h00 – 20h30 Jori Hulkonnen (DJ set)

Coliseu dos Recreios:
03h20 – 04h20 Digitalism
01h30 – 03h00 Space Boys
23h40 – 01h10 Fischerspooner
21h50 – 23h20 Air
20h00 - 21h30 !!! (Chk Chk Chk)

BV disse...

Os Jesus Jones foram uma das bandas referência do pop/rock alternativo de finais de 80, inícios de 90. O filme 24 Hour Party People na sua parte final, fala da cena de " Madchester ", mais precisamente dos Happy Mondays, outra banda influente, a par dos The Stone Roses. Este período coincidiu com a generalização do Ecstasy e a maior parte destas bandas não se poupavam ao consumo de drogas. A sonoridade típica desta altura, a que eu costumo chamar " música da pastilha " teve muitos outros representantes, como os The Soup Dragons, EMF, The House of Love, The Charlatans, Mock Turtles, etc, etc, etc... até os James e os Blur na fase inicial não escaparam a este movimento! Não nos podemos esquecer que, por cá, também tivemos os nossos representantes, os LX90.

André Faria disse...

Conheci-os com o Info Freak. e continuo a achar que é a melhor faixa deles...

bv: não te esqueças dos Ned Atomic Dustbins... :)

BV disse...

Obrigado André, vou anotar!:)

O Astronauta disse...

Ena, pensava eu que mais ninguém se lembrava dos JESUS JONES e de todas essas bandas que dominaram a cena musical "brit" em finais de 80/inícios de 90, como é o caso dos The Soup Dragons, EMF, The House of Love (uma das minhas bandas preferidas de sempre...), The Charlatans e Ned's Atomic Dustbins.
Não esquecer The Shamen, os grandes Pop Will Eat Itself, Paris Angels, Beloved e outros que marcaram a época. Tudo gente que vale a pena (re)descobrir!
Cheers!
Cheers!

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License