[POSTO-DE-ESCUTA]: DURAN DURAN "RED CARPET MASSACRE"

ALGUMAS NOTAS SOLTAS SOBRE "RED CARPET MASSACRE", O NOVO ÁLBUM DOS DURAN DURAN:
--> Com quase três décadas existência, 12 álbuns de estúdio editados e cerca de 80 milhões de discos vendidos em todo o mundo, os DURAN DURAN mostram em "RED CARPET MASSACRE" que (ainda) são uma banda POP relevante e ambiciosa.
--> À semelhança do que fez Madonna com William Orbit em "Ray Of Light" e Jacques Lu Cont em "Confessions On A Dancefloor", ou os U2 com Brian Eno em "The Unforgettable Fire", "Achtung Baby" e "Zooropa", também os Duran Duran resolveram recorrer a um dos produtores mais reputados do momento - neste caso TIMBALAND - para revitalizar e actualizar o seu som. Nada de novo. Já o tinham feito em 1983 com Nile Rodgers, no single "The Reflex" e, mais tarde, no álbum "Notorious" (1986).
--> Embora temas como "Nite Runner" e "Skin Divers", numa primeira audição, sugiram o contrário, não tenham ilusões, "Red Carpet Massacre" é um disco dos Duran Duran e não de Timbaland. A produção de "Timba" (que neste disco foi "obrigado" a funcionar como mais um membro da banda) e do seu protegido Nate "Danja" Hills limitou-se a acentuar a vertente mais "funky" e dançável do grupo, revestindo as canções com uma camada brilhante de sintetizadores, batidas pujantes e baixos marcados e insinuantes. No fundo, nada que o grupo não tenha feito no passado...sem Timbaland.
--> Apesar dos seus méritos indiscutíveis como músico e guitarrista, ficou claro que Andy Taylor não tem lugar nestes Duran Duran. Eu, pelo menos, não sinto a sua falta. Que tenha uma boa vida...
--> Nota máxima para "The Valley", muito possivelmente, a melhor canção de abertura de um disco dos Duran Duran desde "Rio", do álbum "Rio" (1982). Será um crime se não for editado como single.
--> Curiosa e discutível a escolha de "Falling Down" para single de apresentação do álbum. Esta belissima balada "mid-tempo", co-escrita em parceria com Justin Timberlake, está longe de merecer figurar entre os melhores momentos do disco. Para mais, dá uma ideia errada de "Red Carpet Massacre". A escolha devia ter recaido num tema mais "up-beat", como "The Valley", "Nite Runner", "Skin Divers" ou "Tempted". O vídeo, contudo, é soberbo. O melhor da banda em muitos anos.
--> Com "Red Carpet Massacre", os Duran Duran assinam o seu melhor disco desde "The Wedding Album", de 1993. Um disco em sintonia com o seu tempo, ambicioso e arrojado. Provavelmente, demasiado arrojado para os ouvidos de alguns fãs mais "conservadores", para quem este está longe de ser um disco consensual...as usual!
--> Uma coisa é certa, independentemente das críticas e das vendas, por estes lados, não restam dúvidas: está encontrado O ÁLBUM POP DE 2007. Infelizmente, e porque se trata de um disco dos Duran Duran, sei que poucos lhe prestarão a merecida atenção e serão ainda menos aqueles que o irão ouvir sem os habituais preconceitos da treta. A rádio nacional vai ignorar este disco como ignorou o anterior "Astronaut" e a imprensa do costume vai tratá-lo como tratou todos os discos dos Duran Duran. É pena. Mas, por outro lado...who da fuck cares?