-->

PUB

PUB

Publicada por / quarta-feira, 30 de abril de 2008 / 7 Comments /

[VÍDEO-POST]: RADIOHEAD "ALL I NEED"


Apesar de admirar os RADIOHEAD desde os tempos do longínquo "Pablo Honey", não pertenço ao clube daqueles que consideram que a banda de Tom Yorke transforma em ouro tudo em que toca. Nem pouco mais ou menos. Para mais, irrita-me a veneração que alguns sectores da crítica têm para com o grupo. Para a maioria desses iluminados, os Radiohead são aquele tipo de banda que se subisse para cima de um palco e desatasse a dar bufas, todos batiam palmas e exclamariam "genial! bravo!", sem que nenhum deles se atrevesse a reclamar do mau cheiro. Tanta unanimidade irrita-me solenemente, provoca-me náuseas e quase que me faz querer odiar os Radiohead. Mas...não consigo. Quando penso que estou a tornar-me imune à voz chorona e esganiçada do senhor Yorke, eis que surge um disco como "IN RAINBOWS" para me lembrar o porquê destes tipos serem tão especiais e diferentes de todas as bandas que conheço e aprecio. "ALL I NEED" é uma daquelas canções como só os Radiohead sabem escrever. E tem um belo vídeo que pode ser visto em baixo. Façam favor:
Share This Post :
Tags :

7 comentários :

joão moço dos recados disse...

tenho o mesmo tipo de reacção com os National, mas com esses nem consigo mesmo gostar daquilo...
já radiohead, são claramente das minhas bandas preferidas de sempre, apesar deste último disco só me ter conquistado verdadeiramente vários meses depois de o ter ouvido pela primeira vez.

Hélvio com H disse...

Também algumas vezes penso se haverá alguma coisa que os Radiohead tenham feito que eu não goste. É mesmo irritante, nada pode ser perfeito, mas qualquer coisa que eles façam assumo que seja tão magnetizante como os trabalhos anteriores, e In Rainbows, só confirmou a regra... até ter encontrado e ouvido o trabalho a solo de Tom Yorke, "The Eraser". Não sei porquê, mas não consigo ouvir aquilo! Irrita-me! Demasiado experimental, tanto que parece forçado em o ser. Afinal parece que, pelo menos para mim, os membros dos Radiohead afinal também são humanos...

joe ze disse...

Concordo com o post. É irritante ver este novo hype à volta dos radiohead. A imprensa (do i ear "blitz"?) está a fazer deles os metallica do rock alternativo. 2ou3 anos atrás eram uma banda de culto em Portugal agora toda a gente gosta (ou diz que gosta) mesmo que tenha um bilhete de my chemical romance guardado na gaveta.
Mas se os radiohead conseguíram distanciar-se do efeito creep de certeza que também conseguem fazê-lo agora.
Eu adorei o eraser. Demasiado experimental é merzbow. Mais experimental foi o Kid A (ate hoje dos meus preferidos do catalogo). O eraser tem um estilo mais electrónico mais dark mas quase sempre no formato canção. Não são improvisações com sintetizadores e beatbox. Estás no teu direito de não gostares, simplesmente a fundamentação não me parece correcta.

O Astronauta disse...

olá joão,

bem, quanto aos The National, não consigo mesmo compreender a unanimidade à sua volta. Não ouço ali nada que me cative. Não me incomodam, mas também não me seduzem. O problema da minha incompatibilidade com os The National está na voz do vocalista, que me provoca alguns vómitos. Quando uma voz não me agrada, não há anda a fazer. Essa é também a principal razão porque não consigo ouvir o Tom Waits. Gosto das suas letras, de algumas das suas canções interpretadas por outros, mas a voz do velhote dá-me a volta às entranhas...Epá, não consigo.
Mas, pronto, é tudo uma questão de gostos.

cheers

O Astronauta disse...

hélvio com h,

por acaso também não vou à bola com o disco a solo do Yorke, agora o tema "Harrowdown Hill" é absolutamente sublime. Maravilhoso.

Agora, a verdade é que não há nem nunca haverá bandas perfeitas. Nem os Beatles nem os Stones o foram, quanto mais os Radiohead...
Agora, também é verdade que por vezes roçam a perfeição.

abraços

O Astronauta disse...

Olá joe ze,

como disse atrás, o meu problema com "Eraser" é mesmo não ter mais canções ao nível do "Harrowdown Hill". Se tivesse, arriscava-se a ser um dos melhores discos de sempre...eh..eh...

Estas coisas dos "hypes" sabes como é, as pessoas gostam muito de estar do "lado certo", de gostar daquilo que algumas "imensas minorias" gostam. Conheço algumas pessoas que dizem que adoram os Radiohead e não conseguem dizer o nome de três álbuns do grupo... Chama-se a isso o preço da fama...ou do sucesso, se quiseres. Agora até é giro dizer que se gosta dos Human League e dos Soft Cell, bandas que ouço desde a minha adolescência. No entanto, nos anos 90 ninguém se lembrava dessas bandas, quase cairam no esquecimento. Há fenómenos curiosos...

Cheers.

Jorge disse...

Sinceramente compreendo que já irrite a unanimidade. Mas como todos os fenómenos estúpidos da moda, este também vai passar. E até prevejo que alguns vão passar a ter vergonha de dizer que ouvem Radiohead. Um pouco como acontece hoje com os Pink Floyd.Claro que estas modas não interessam a ninguém. Por isso, como para tudo o que é bom, o melhor é n~em falar só desfrutar e com Radiohead isso está garantido.

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License