-->

PUB

PUB

Publicada por / segunda-feira, 20 de outubro de 2008 / 3 Comments / ,

Retro-Visor | SINÉAD O'CONNOR ft MC LYTE "I WANT YOU (HANDS ON ME"

álbum | "I Do Not Want What I Haven't Got"
ano | 1990

Em 1990, bastou uma canção para transformar SINÉAD O'CONNOR numa super-estrela à escala planetária. "NOTHING COMPARES 2 U", a versão de um original de PRINCE escrito para o seu projecto paralelo THE FAMILY, catapultou o álbum "I DO NOT WANT WHAT I HAVEN'T GOT" para o topo das tabelas de vendas em todo o mundo e transformou a "cantora careca" num dos maiores fenómenos de popularidade dos primeiros anos da década de 90. Para além de vender milhões de discos, Sinéad O'Connor era, por esta altura, bastante acarinhada pela crítica, que não se cansava de elogiar os seus dotes vocais e a sua personalidade ousada e provocadora. E foi precisamente essa faceta mais rebelde que lhe valeu um dos maiores dissabores da sua carreira. Em Outubro de 1992, enquanto interpretava uma versão accapella do tema "War", de Bob Marley, no programa "SATURDAY NIGHT LIVE", da NBC, a cantora rasgou uma foto do Papa João Paulo II. Este polémico incidente provocou a fúria dos católicos mais fervorosos e de alguns media mais conservadores, para quem a irlandesa se tornou num "alvo a abater", numa pária, numa "persona non grata". Muitas rádios deixaram mesmo de tocar os seus temas (a propósito, ainda se lembram da última vez que ouviram um tema de Sinéad O'Connor na rádio?).
Depois deste episódio controverso, a verdade é que a sua carreira nunca mais recuperou o fulgor comercial e criativo dos primeiros tempos. No entanto, e apesar de por diversas vezes ter anunciado o seu afastamento da cena musical, a cantora continua a gravar e a editar discos (o último "Theology" data de 2006) e a colaborar com inúmeros artistas. Massive Attack, Asian Dub Foundation, Ian Brown, Bomb The Bass e Moby foram alguns dos ilustres com quem O'Connor trabalhou nos últimos anos.
O RETRO-VISOR de hoje recupera um dos primeiros sucessos de Sinéad O'Connor. "I WANT YOUR (HANDS ON ME)" foi um dos singles retirados de "THE LION AND THE COBRA", o primeiro álbum da cantora, editado em 1987. Vale a pena recordar.

Share This Post :
Tags : ,

3 comentários :

Victor Afonso disse...

O que é feito desta cantora careca?

soares disse...

Victor, a Sinead ultimamente tem andado a gravar umas coisas a puxar para o reggae!

Mas sobre a pergunta do Paulo, sobre a ultima vez que a ouvimos na radio, eu respondo:
- por acaso não há muito tempo. e o mais curioso, ouvi na RFM!!! Ok, foi o "Nothing Compares...", mas não deixa de ser curioso, sendo uma estação de um grupo catolico!

Eu continuo a achar o Lion and The Cobra, um disco com um temas muito bons, mesmo ao fim de todos estes anos

O Astronauta disse...

Oi Vitor,

como escrevo no post, a Sinéad continua a gravar discos. O último foi o "Theology", de 2006. Apesar das pausas e ameaças de abandonar a cena musical, ela nunca deixou de gravar. E, pontualmente, vai participando em projectos alheios.

Soares,
ouviste o "Nothing Compares 2 U" na RFM?!!! Quem diria...Ao fim de todos estes anos, a Sinéad foi perdoada? Será? Eh eh...

Ainda assim, é pena que com tantas boas canções no currículo, ela continue apenas a ser recordada pelo "Nothing Compares 2 U", que não deixa de ser um tema do cacete.

E sim, o "The Lion And The Cobra" continua a soar muito bem.

Abraços

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License