Retro-Visor | XUTOS & PONTAPÉS "HOMEM DO LEME"

álbum | "Cerco" EP
ano | 1985

Para assinalar o 30º aniversário daquela que até prova em contrário é a melhor banda rock nacional, proponho uma viagem até ao ano de 1985, para recordar uma das canções mais marcantes da carreira dos XUTOS & PONTAPÉS, o clássico "HOMEM DO LEME".
A versão original deste tema surge no alinhamento do EP "CERCO", publicado em 1985. Mais tarde seria regravado e editado como lado-B do single "Barcos Gregos", que saiu em Maio de 1986. Recordo-me perfeitamente de me terem emprestado este single, em vinil, e de o ter gravado para uma cassete áudio que continha ainda faixas de gente como os U2, Clash, Bauhaus, Gene Loves Jezebel (é verdade, eu gostava dos primeiros álbuns deste tipos...), The Mission, The Cult e R.E.M., entre outras coisas de que já não me recordo. Naqueles tempos, como o dinheiro para comprar discos não abundava, esta era a única forma de ir ouvindo as novidades: pedir os discos emprestados e gravá-los de imediato para cassete. Caraças, como parecem distantes esses dias...
Os XUTOS devem ser a banda que mais vezes vi tocar ao vivo. Perdi a conta aos concertos que assisti. O primeiro foi em Almada, em 1984 ou 1985. Não consigo precisar a data exacta, mas lembro-me que nesse concerto tocaram temas do primeiro álbum - "78/82" - e de "CERCO". "HOMEM DO LEME" foi um dos pontos altos dessa noite inesquecível.