Vídeo | SYNTH BRITANNIA


O documentário "SYNTH BRITANNIA", que estreou no dia 16 de Outubro na BBC4, encontra-se disponível no "tubo". Não de forma legal, presumo. Portanto, antes que a BBC descubra e ordene a retirada dos vídeos do YouTube, sugiro que aproveitem a oportunidade para (re)ver este fantástico programa sobre os nomes pioneiros da pop electrónica, produzido e realizado por Leanne Williams. O documentário tem cerca de 90 minutos de duração e inclui entrevistas com Wolfgang Flur, dos Kraftwerk, Simon Reynolds, The Human League, OMD, Yazoo, Heaven 17, Gary Numan, Daniel Miller, Cabaret Voltaire, Pet Shop Boys, Soft Cell, New Order e Depeche Mode.

Meus amigos, esta é a música que me corre no sangue. Gosto muito de "guitarradas" (venero os Clash, os U2, os Bauhaus, os Talking Heads, os R.e.m., os B-52's, os Blondie e todos os outros...), mas esta é a música que me fez gostar de...música. Foram estes os sons que me moldaram enquanto ouvinte e melómano.
E sabem que mais? 99% dos "electro-poppers" que por aí andam a dar uso às ideias que estes tipos inventaram há 30 anos (e ainda bem que o fazem, pois prefiro uns novos Ladytron a uns novos Oasis...) podem soar mais polidos, bem produzidos e "modernaços", mas não chegam sequer aos calcanhares desta gente que, de facto, criou algo novo e excitante, que desafiou todas as convenções e estereótipos do rock'n'roll. Vénia lhes seja feita!

Nota | Reuni as 9 partes do programa numa única "playlist" para proporcionar uma experiência de visionamento semelhante à que teriam em frente a um ecrã de televisão. Assim, basta carregar no "play", fazer "full screen", encostar na cadeira e aproveitar...