Vídeos | THE DARK ESQUIRE + CHEW LIPS

Na secção de comentários deste excelente artigo de Simon Reynolds, publicado no The Guardian, alguém escreveu que "o revival dos 80s, provavelmente, vai durar mais que os próprios anos 80s". Observação interessante, que eu subscrevo por inteiro. Não tenho dúvidas que, de uma forma ou de outra, os 80s vão continuar a marcar a produção Pop dos próximos tempos. Repare-se, por exemplo, nos 2 vídeos que publico em baixo. Ambos pertencem a duas bandas nascidas no final da "década dos zeros": THE DARK ESQUIRE e CHEW LIPS. No entanto, penso que não cometo nenhuma heresia ao afirmar que nenhuma delas existiria se não tivessem existido os anos 80. Parece-me óbvio que nenhuma delas faria a música que faz caso não tivessem existido bandas como os THE HUMAN LEAGUE, O.M.D., DEPECHE MODE, SOFT CELL, CABARET VOLTAIRE ou HEAVEN 17, gente que, na viragem dos 70s para os 80s, "inventou" a pop electrónica. Mas, os THE DARK ESQUIRE e os CHEW LIPS não são as únicas "bandas novas" a procurar inspiração nos 80s. MIAMI HORROR, MONARCHY, LA ROUX, HURTS, CLASS ACTRESS, THE GOLDEN FILTER alimentam-se da mesma matéria prima. Curiosamente, todos eles têm lançamentos previstos para 2010. Se a estes juntarmos os novos trabalhos dos "veteranos" THE HUMAN LEAGUE, O.M.D., GOLDFRAPP, ROISIN MURPHY, BOMB THE BASS, DURAN DURAN e DEVO, parece-me evidente que, para desespero de alguns e felicidade de muitos, o revivalismo dos 80s está para durar. E sim, é provável que dure mais que os próprios "eightees".


Vídeo | THE DARK ESQUIRE "SITUATION"
Single de estreia para estes norte-americanos. Desde ontem nas lojas. Igualmente recomendável a remistura do canadiano CFCF.
+

Vídeo | CHEW LIPS "SEVEN"
Single retirado de "UNICORN", o recém-editado álbum de estreia do trio londrino (foi colocado à venda ontem). O longa-duração confirma as excelentes indicações deixadas pelos singles/EPs "SOLO" e "SALT AIR".