-->

PUB

PUB

Publicada por / terça-feira, 22 de junho de 2010 / 2 Comments /

Pré-Escuta | A-HA "BUTTERFLY BUTTERFLY (THE LAST HURRAH)"


Os noruegueses A-HA editam no próximo dia 5 de Julho aquele que será o seu derradeiro single. O tema chama-se "BUTTERFLY BUTTERFLY (THE LAST HURRAH)" e fará parte de uma nova compilação de êxitos do trio, intitulada "25", que tem edição agendada para o dia 19 de Julho.
Também no dia 5 de Julho, chegam ao mercado as reedições Deluxe e remasterizadas dos primeiros 2 álbuns da banda, "HUNTING HIGH AND LOW" (1985) e "SCOUNDREL DAYS" (1985). Finalmente. Não vejo a hora de lhes deitar a mão...
Prevista, até ao final do ano, está também a edição de um DVD ao vivo e de um livro.

Recorde-se que,
em Outubro do ano passado, os A-HA anunciaram um ponto final na sua carreira, depois de uma digressão mundial de despedida, que culminará com 3 concertos em Oslo, nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro O anúncio chegou alguns meses após a edição de "FOOT OF THE MOUNTAIN", o 9º álbum de originais banda, disco que nunca aterrou nas lojas portuguesas...vá lá saber-se porquê.

A quem interessar, aqui fica, então, em pré-escuta, o single de despedida dos A-HA. Uma despedida morna, convém que se diga...
Share This Post :
Tags :

2 comentários :

Carlos Sêco disse...

Nunca percebi por que é que o fenómeno A-ha passou ao lado de Portugal. Este trio norueguês sempre fez pop de grande qualidade, no entanto, por cá, eram outras bandas com menos criatividade e qualidade que tinham sucesso. Acompanho a banda desde 1985, ano em que rebentou para o mundo e lamento o fim dos A-ha, tal como lamento eles nunca terem vindo actuar em Portugal. Em Outubro, vou vê-los pela primeira e última vez em Barcelona. Parabéns a vocês por falarem nos A-ha. Grande single de despedida. Será?

O Astronauta disse...

Inteiramente de acordo, Carlos.
Neste país, sempre tivemos demasiados preconceitos em relação a um determinado tipo de Pop. Aliás, sempre fomos preconceitos em relação à Pop, ponto final.
É verdade que esse estado de coisas mudaram um pouco nos últimos 10 anos, mas ainda assim, há claramente uma Pop de que fica bem gostar e outra que não.

Em Portugal, os A-ha sempre foram vistos como uma banda para adolescentes histéricas e pouco mais, Sempre carregaram esse estigma. Infelizmente, não foram os únicos. Quando a banda acabou e os anos 80 saíram de moda, os A-ha caíram no esquecimento. Quando regressaram, com o "Minor Earth Major Sky" (um belo disco), por cá ninguém lhes prestou a mínima atenção. A editora também não apostou a sério no disco e faltou, na rádio e imprensa, alguém que puxasse por ele. Ou seja, quase ninguém deu por esse regresso.
As rádios preferem continuar a passar pela enésima vez o "Take On Me" do que um tema dos álbuns mais recentes. Sem que eu perceba porquê. Ou melhor, perceber, até percebo. Há, nas nossas rádios (Antena 3 e Radar são excepções), muito pouco quem perceba e saiba realmente de música. Depois, há a ditadura das playlists, que se limitam a promover os êxitos consagrados lá fora e aquilo que as editoras impingem.

Também acompanho os A-ha desde 1985 e sinto alguma mágoa por nunca os ter visto ao vivo em Portugal. Se tivesse possibilidades, também ia vê-los a Barcelona, em Outubro. Estive quase para os ir ver a Madrid aqui há uns anos, mas depois o concerto foi cancelado e quando este se realizou, alguns meses depois, já não deu para ir. Enfim..

Sempre aqui falei dos A-ha e sempre falarei, desde que se justifique, como foi o caso. Embora não tenha gostado muito deste último single...

Abraços

PLANETA POP | RADAR 97.8

  • SÁBADOS | 23h-01h
  • DOMINGOS (repetição) | 15h-17h
  • SEXTAS-FEIRAS (repetição) | 23h-01h

POSTO-DE-ESCUTA

ARQUIVO:

DIREITOS

Creative Commons 

License