Retro-Visor | DURAN DURAN "PLANET EARTH"

Foi neste dia, há 30 anos, que foi colocado à venda "PLANET EARTH", o single que apresentou ao mundo os DURAN DURAN. O tema teve entrada directa para o 12º lugar do top de singles britânico. Em Portugal, atingiu a 1ª posição. O nosso país foi, de resto, um dos primeiros a acarinhar a banda de Birmingham e a aderir à "Duranmania" que se viria a instalar por esse mundo fora nos primeiros anos da década de 80.

O single esteve quase para ser uma edição de autor, independente, limitada a 5000 cópias.
Mas, em Outubro de 1980, o A&R da EMI Dave Ambrose (o mesmo que assinou os Sex Pistols) viu uma actuação da banda no Holy City Zoo Club, em Birmingham, e o resto, como se costuma dizer, é história. Pouco tempo depois, o grupo estava a entrar em estúdio com o produtor Colin Thurston, com quem gravaria os temas que viriam a fazer parte do alinhamento do seu primeiro álbum de originais.
"PLANET EARTH" abriu caminho para o longa-duração, que chegou ao mercado em Junho de 1981.
Para além do single, a banda convenceu a EMI a editar também um máxi-single, um formato pouco popular, naqueles tempos, no universo da Pop. No lado A, o 12 polegadas contemplava uma versão extensa de "Planet Earth", inteiramente regravada em estúdio, com novos arranjos e uma estrutura mais adequada às pistas-de-dança. Assim nasceram as famosas "Night Versions".

Para promover "PLANET EARTH", os DURAN DURAN resolveram também investir num formato visual que começava a dar os primeiros passos: o vídeo musical.
Russel Mulcahy foi o director do primeiro teledisco da banda (o primeiro de muitos realizados pelo australiano), hoje considerado um dos mais iconográficos da época. Façam o favor de recordar:

Quase tão emblemático como "Planet Earth", foi o seu lado-B, o tema "LATE BAR". Esta foi uma das primeiras canções escritas pelo grupo e era presença assídua nos primeiros concertos do quinteto. Surpreendeu a sua não inclusão no alinhamento final do álbum de estreia da banda. Ainda hoje surpreende. De qualquer modo, nunca deixou de ser um dos lados-B preferidos dos fãs. É fácil perceber porquê:

Foi há 30 anos...

Créditos Imagens: Durandy.