10 ANOS EM ÓRBITA


Foi neste dia, há 10 anos, que o PLANETA POP nasceu. 

Para assinalar mais este aniversário, volto a recuperar um texto que aqui publiquei a propósito do 7º aniversário, mas que continua a fazer tanto sentido há 3 anos como continua a fazer hoje. 
Fiz alguns ajustes, editei alguns parágrafos, acrescentei algumas ideias, mas a essência do texto é a mesma. Reflecte o mesmo sentimento. 
Aqui fica.


"Dez anos na blogosfera é muito tempo. Uma eternidade, dirão alguns. Basta lembrar que, em 2004, quando o Planeta Pop nasceu, não havia Facebook, YouTube, Twitter, Instagram, iPhones e iPads.

Não consigo explicar como me tenho mantido por cá durante tanto tempo, uma vez que alimentar este blogue é uma tarefa cada vez mais exigente e complicada. E não me refiro apenas à habitual escassez de tempo, pois essa contingência sempre existiu e nunca me impediu de manter este espaço vivo. O problema é que há, cada vez, menos música (nova) sobre a qual me sinto motivado a escrever. Esse sim, é um problema sério. Começa a faltar-me assunto. E sem assunto, um blogue morre. 

Reparem, o Planeta Pop não é, nem nunca ambicionou ser um blogue "generalista", desses sem critério e que vão a todas. 
Pelo contrário. 
Desde o primeiro post que o Planeta Pop estabeleceu uma identidade própria. E uma regra básica, mas que continua inviolável: sendo este um blogue pessoal, aqui apenas escrevo sobre a música que gosto. Tão simples como isso. Não escrevo a pedido, por simpatia e, muito menos, por frete. A este espaço apenas trago a música que me entusiasma, comove, provoca arrepios e me faz ferver o sangue. O resto não me interessa. Ignoro.

A questão é que - como referi atrás - há cada vez menos música que tenha em mim esse efeito. Talvez seja da idade, não sei... Afinal, já vivi 3 décadas de Pop, vi "hypes" nascerem e morrerem, "modas" passarem de moda, sonoridades tornarem-se datadas, bandas idolatradas pelo público e pela crítica caírem no esquecimento, discos apelidados de obra-primas tornarem-se irrelevantes... Sinto que cheguei a um ponto em que já pouco me surpreende e me arrebata. Mas quando isso (ainda) acontece...é mágico! E essa é uma sensação que gosto de partilhar. A boa música merece e deve ser partilhada. 


Esse continua a ser o propósito deste blogue, a sua principal razão de existir. Pelo que, enquanto houver disponibilidade e boa música para partilhar, o Planeta Pop continuará em órbita.

Obrigado pela vossa companhia e pela vossa resistência.

Voltem sempre."