Pré-Escuta | CLASS ACTRESS "MORE THAN YOU" ( E OUTRAS CONSIDERAÇÕES...)


Não, o Planeta Pop ainda não morreu! 

É verdade que as coisas têm estado muito calmas por aqui nas últimas duas semanas. As razões são as do costume: falta de tempo, falta de tempo e...falta de tempo. 
Repito o que já escrevi por diversas vezes: conciliar um blogue com uma intensa vida familiar e profissional, não é fácil. 
Esse é bem capaz de ser o principal motivo porque a maioria dos blogues não dura muito. 
De início, quando há disponibilidade física e mental, não falta pica e não faltam ideias. Mas à medida que o tempo passa e a vida lá fora começa a exigir mais e mais de nós, começa a ser complicado arranjar tempo para alimentar este "animal". 
Não é por caso que entre 90 a 95% dos blogues, estrangeiros e nacionais, que seguia desde 2004/2005, deixaram de existir. Surgiram outros, é verdade, mas não em número suficiente para compensar os que desapareceram. 

Em Portugal, os blogues de música não são economicamente viáveis. Blogues de moda, de culinária, de bebés e de figuras públicas (mesmo não sendo escritos por essas figuras públicas), são os únicos que conseguem providenciar um sustento aos seus autores. Agora, blogues de música, cinema e artes em geral...esqueçam! 
E mesmo se passa lá por fora. Salvo uma ou outra excepção, o panorama não é muito diferente.  
Ainda recentemente, fechou portas um dos blogues de referência no que à new wave/college rock/80s Pop diz respeito. Refiro-me ao muito respeitado Slicing Up Eyeballs
Quando um blogue deste nível, com esta notoriedade e popularidade deixa a blogosfera, faz com que se coloque tudo em causa. Faz-nos pensar no que andamos aqui a fazer.   
Qual o papel do Planeta Pop numa blogosfera cada mais entregue a si própria? 
O que o distingue dos outros?
Porque deve continuar a merecer a vossa visita? 
Como combater a imediatez das redes sociais e dos sites "profissionais" especializados? 
Com conteúdos exclusivos e de qualidade, claro, dirão alguns de vós. 
Verdade. Mas como é possível investir nesse tipo de conteúdos quando não há disponibilidade nem incentivo para os desenvolver e criar?

Blogue que não é actualizado com regularidade acaba por morrer. É inevitável. 

Enfim, tudo questões que me fazem colocar cada vez mais em causa o futuro deste espaço. Aos poucos, o blogue está a tornar-se num complemento à sua página no facebook, quando era suposto acontecer o contrário. E isso não é um bom sinal. 

Podia também desculpar a menor actividade do blogue com o facto de haver cada vez menos música nova que me entusiasme, mas essa seria uma má desculpa. 
É verdade, sim, que há menos música nova excitante a ser gravada e editada do que, digamos, há 10 anos atrás, mas continua a haver música nova suficientemente interessante para alimentar um blogue com as características do Planeta Pop. Portanto, não é por aí. 

Deixo-vos um exemplo, "MORE THAN YOU", o novo single dos CLASS ACTRESS

Quatro anos depois do estreante "RAPPROCHER", a banda liderada por Elisabeth Harper, volta a dar sinais de vida. 
Para já, não há qualquer notícia de um novo álbum a caminho, mas parece evidente de que o segundo disco da dupla de Nova Iorque deve estar para breve. Resta confirmar se este será mesmo produzido pelo mago Giorgio Moroder, como o próprio confirmou em entrevista recente. 
Para já, temos de nos contentar com este belo primeiro avanço.