POSTO-DE-ESCUTA: THE KILLERS "SAM'S TOWN"


Alguma vez vos aconteceu, ouvirem um disco de uma ponta à outra e, no final, não saberem dizer se gostaram ou não do que acabaram de ouvir? Não? Pois a mim, foi precisamente o que me aconteceu depois de escutar "SAM'S TOWN", o novo álbum dos THE KILLERS. Estranho? Nem por isso. Passo a explicar: por um lado, agradou-me constatar que o som da banda em "SAM'S TOWN" está mais coeso, mais complexo e, em certa medida, mais envolvente (reparem como consegui evitar palavras como "adulto" e "maduro"); por outro - e este é o grande problema do disco - existe aqui um claro défice de boas canções. Faltam aqui as canções pop eficazes e orelhudas que estiveram na base do sucesso do seu antecessor, o excelente "HOT FUSS". Exceptuando "WHEN YOU WERE YOUNG", não houve nenhuma outra canção que me tivesse impressionado em "SAM'S TOWN". Não houve um refrão que me tivesse ficado na memória, uma melodia que me apetecesse cantarolar. Isto, no caso dos THE KILLERS, é grave.
Em "SAM'S TOWN", Brandon Flowers cumpriu o que vinha prometendo em entrevistas recentes: uma maior aproximação à música Americana, em particular aos universos sonoros e líricos de BRUCE "THE BOSS" SPRINGSTEEN. Para trás ficaram a New-Wave, a Indie-Pop britânica de meados dos 80, os DURAN DURAN, os NEW ORDER, os THE SMITHS e os THE CURE. Nada contra esta viragem, tivesse ela gerado canções do calibre de "SOMEBODY TOLD ME" ou "MR. BRIGHTSIDE". Não foi o caso. Em vez disso, temos um punhado de canções que não se destinguem umas das outras e que não deixam marcas, mesmo depois de escutadas em "loop" durante mais de duas horas. Sim, é verdade, eu admito-o, fiz um esforço para gostar do disco. Afinal trata-se de um disco dos THE KILLERS, certo? Mas...não consegui. Não consegui gostar de "SAM'S TOWN" da forma que eu gostaria de ter gostado. Espero que as próximas audições sejam mais esclarecedoras. Talvez o álbum acabe por me conquistar. Será? Não acredito...Eh eh...no fundo, eu sabia que isto das barbas não ia dar bom resultado!
Enfim, o disco está quase a chegar às lojas, ouçam-no com os vossos próprios ouvidos e cada um que tire as suas conclusões. Tenho a certeza que este é daqueles que vai dividir opiniões.
Para terminar, gostava de sugerir a leitura da crítica da respeitada ROLLING STONE sobre "SAM'S TOWN". Sem dúvida, uma bela peça de "Escrítica-Pop"! Concordo com quase tudo. Só não concordo com a pontuação. Eu seria mais generoso e daria 3/5 ao álbum.
- Melhores momentos do disco: "WHEN YOU WERE YOUNG", "READ MY MIND", "BONES" e a faixa-extra "WHERE THE WHITE BOYS DANCE" são os temas que, com algum esforço, consigo destacar. Já agora, convém dizer que considero "ALL THE PRETTY FACES", o lado-B de "When You Were Young", melhor que qualquer tema incluído em "SAM'S TOWN".