Retro-Visor | THE CHURCH "UNDER THE MILKY WAY"

álbum | "Starfish"
ano | 1988

Numa altura em que a música produzida na Austrália volta a captar atenções fora das suas fronteiras, o Planeta Pop recua até ao ano de 1988 para recuperar "UNDER THE MILKY WAY", um dos grandes clássicos do rock australiano e o tema mais popular da carreira dos THE CHURCH.
"Under The Milky Way" foi o single que projectou a banda de Canberra no mercado norte-americano e impulsionou as vendas do álbum "STARFISH", o disco mais bem sucedido da extensa discografia do grupo, quer em termos comerciais como artísticos. Para muitos, "Starfish" continua (justamente) a ser considerado a obra-prima dos The Church.
A banda de Steve Kilbey estreou-se em formato longa-duração em 1981 com o álbum "Of Skins And Heart" e, de então para cá, já editou mais de 20 álbuns de estúdio. Sete deles publicados entre 2000 e 2007. Impressionante, de facto. O último álbum do grupo chama-se "El Momento Seguiente" e reúne versões acústicas de alguns dos seus temas mais emblemáticos. Infelizmente, este disco, e todos os outros que o precederam, acabou ignorado pelos media e melómanos nacionais. O que é uma pena, pois os Church continuam em grande forma e a exibir uma coerência artística de fazer inveja à maioria das bandas "novas" que por aí andam.